quinta-feira, julho 12, 2007

91. — Lusitano de Évora, 1982-83

Guarda-redes:
— João Manuel PERES Martins, GR-1 (ex-Juventude de Évora)
— Diamantino Tomé FIGUEIREDO, GR-2
.
Defesas:
CUNHA, LD
JOSÉ CARLOS, DC’
JOSÉ LUÍS, DC”
QUIM, LE
(!) MACARRÃO, LD
(!) KIKAS, DC, MC
.
Médios:
MANUEL FERNANDES, AD
PAULO CÉSAR, MC (brasileiro)
ÁLVARO, ME, AE
JOSÉ CHICO, MD, MC
(!) ZORRINHO, MD
(!) LOPES (“BREJO”), TC, DC (alto e forte, de combate)
.
Avançados:
DEDEU, ED (brasileiro)
CÂNDIDO, PL (brasileiro)
AMÉRICO, EE {quem era este Américo?} {em que outros clubes jogou?}
.
TREINADOR: — Dinis Vital
.
.

►►►
posições, símbolos
.
.
O Lusitano Grupo Clube, mais conhecido por Lusitano de Évora, foi um clube que chegou a dar nas vistas no panorama futebolístico nacional. Estou-me referindo aos anos 50 e primeira metade da década seguinte. Nesse período, o Lusitano esteve na 1ªDN durante catorze épocas, todas em forma consecutiva. Durante essas catorze épocas, houve vários jogadores de grande qualidade que passaram pelo Lusitano. Vou mencionar dois deles: o Vital e o Falé.
No que respeita ao Falé, é bom saber que ele foi um dos três jogadores convidados pelo Sporting em Junho de 1956 – os outros dois foram o Fernando Cabrita e o Mário Imbelloni – para o jogo da inauguração do Estádio José Alvalade, contra o Vasco da Gama. Portanto, o Lusitano tinha bons jogadores nos seus plantéis durante esses anos áureos do Clube.
O outro que referi, o Vital, agora mais conhecido por Dinis Vital, foi o treinador desta equipa do Lusitano de 1982-83. Estamos falando de um homem da casa, apesar dele também ter jogado no V. Setúbal. Em 1982-83 o visinho Juventude, ainda não sarado das recentes tentativas frustradas de subida à 1ªDN, acaba por descer à divisão três. Um tanto ao quanto duma forma surpreendente, este Lusitano alcança o segundo lugar na zona sul. Eu digo “surpreendente” porque se tratava de uma época em que o Farense se reforçou sobremaneira e o Belenenses estava acabado de descer da 1ªDN, pela primeira vez no seu historial. Na altura, era impensável ver o Belenenses numa segunda divisão!
O brilhante segundo lugar do Lusitano de Évora em 1982-83 teve muito a ver com a baixa produtividade ofensiva do Belenenses. Está certo que o empate do Lusitano obtido no Restelo a poucas jornadas do fim foi a machada final nas hipóteses do Belenenses chegar ao segundo lugar. Mas, no que respeita à época no seu todo, a baixa productividade ofensiva da turma do Restelo – 35 golos marcados em 30 jogos – foi o maior ‘handicap’ nessa primeira campanha do Belensenses na divisão dois.
O grande segundo lugar conquistador pelo Lusitano resultou em mais uma participação na liguilha de promoção. Contudo, há que referir que o Espinho, 13.º classificado da 1ªDN, esteve perfeito: seis jogos, seis vitórias. O Lusitano perde em Espinho por 2-0 e em Vizela pelo dobro, 4-0. No entanto, a vitória do Lusitano em Coimbra, frente ao Académico para pouco serviu. Para além dessas duas derrotas fora, o Lusitano perde de novo para o Espinho, agora em casa, por 4-1, e não vai além de um empate a dois em casa frente ao Académico. O Lusitano venceu o Vizela em casa por 3-1, mas para nada valeu. Quando a liguilha terminou, o Lusitano não foi além dum terceiro lugar, ainda que empatado com o segundo. Isto constituiu a última real possibilidade de um clube da cidade de Évora chegar à 1ªDN.
Foi uma época positiva pelo segundo lugar alcançado na zona sul da 2ªDN, mas foi uma campanha que terminou com um sabor amargo por se ter desperdiçado mais uma oportunidade de chegar ao convívio com os grandes do futebol nacional. Aproveitamento na zona sul da 2ªDN: 30 jogos, 13-10-7, 44-31 em golos, 36 pontos, 2.º lugar – que proporcionou o apuramento para a liguilha de promoção; Aproveitamento na lighilha: 6 jogos, 2-1-3, 8-14 em golos, 5 pontos, 3.º lugar – que foi insuficiente para alcançar a subida à 1ªDN.
.
.

.
Encontrei estas três fotos do Lusitano G.C. de Évora
neste excelente blog, neste post, e resolvi colá-las aqui temporàriamente.
.
Eu não sei de que época é a primeira. Lembro-me de a ter visto, claro, há 20 e tal anos! — Poderá alguém identificar a época a que corresponde, assim como os jogadores fotografados nela!
.
A segunda tenho quase a certeza que é de 1979-80, mas poderá ser de 1980-81. — Poderá alguém identificar a época e os jogadores fotografados!
.
Quanto à terceira, não faço ideia. — Poderá alguém identificar época e jogadores.
.
Obrigadíssimo,

.
Quinas
.

35 comentários:

Leitor "Anónimo" disse...

Anónimo said...
Amigo Quinas gostaria que me colocasse um post do Lusitano de Évora época - 1982/83, disputou a liguilha de acesso à 1ª divisão e outro post da Selecção Olímpica de Portugal que disputou a qualificação para os Jogos de Los Angeles 1984, com R.F.Alemanha e Israel. Obrigado.

4/7/07 5:06 PM (comentário transferido)

Quinas disse...

Amigo ‘anónimo’:

Não tenho muito sobre a equipa olímpica de Portugal que disputou a qualificação para os Jogos Olímpicos de 1984.

Contudo, sobre o Lusitano de Évora de 1982-83, recordo-me bem. Lembro-me que na liguilha, creio que contra Vizela, Académico [ainda com o “o”] e Espinho. O Espinho bateu recordes. Ganhou todos os jogos, seis no total. O Espinho foi tipo aspirador esfomeado!!! Seis jogos, seis vitórias.

Quinas disse...

Aqui vai o que já encontrei:


LUSITANO DE ÉVORA, 1982-83


Guarda-redes:
— PERES, GR-1 (ex-Juventude de Évora)
— FIGUEIREDO, GR-2

Defesas:
— CUNHA, LD
— JOSÉ CARLOS, DC’
— JOSÉ LUÍS, DC”
— QUIM, LE

Médios:
— MANUEL FERNANDES, AD
— PAULO CÉSAR, MC
— ÁLVARO, ME, AE
— JOSÉ CHICO, MD, MC

Avançados:
— DEDEU, ED
— CÂNDIDO, PL
— AMÉRICO, EE

TREINADOR: — Dinis Vital

Júlio disse...

Esse guarda-redes FIGUEIREDO chegou a jogar no Belenenses.

Esse CUNHA não me recordo de o ver jogar. Somente o conheço por ler o nome dele nessas equipas por onde jogou.

Esse MANUEL FERNANDES não será o que jogou no Amora, Estoril e Portimonense?

Este AMÉRICO não será o que andou creio que na CUF?

DEDEU, pelo nome, parece brasileiro.

ÁLVARO, Paulo César e Cândido não faço ideia de quem sejam.

PERES andou no Beira Mar, e noutros também.

Quanto ao treinador DINIS VITAL, posso dizer que, nos seus dias de jogador, defendeu as balizas do Lusitano S.C. 'de Évora' e do Vitória Futebol Clube 'Setúbal'.

Alberto disse...

Nessa época não jogou no Lusitano de Évora um jogador de nome Bule, ou seria que foi no Belenenses que ele jogou?

Alguém sabe, ou se lembra desse Bule?

LF disse...

Não tenho a certeza, mas acho que Kikas, Macarrão (então ainda muito jovem), Zorrinho e Lopes também faziam parte do plantel. Todos eles aliás, futuros juventudistas.
Se houver alguém que confirme...

José Luís, José Carlos, Quim e Manuel Fernandes, para além de Peres, foram todos também do Juventude, que nesta mesma época, na sequência de problemas financeiros, salários em atraso, greves etc, fruto do investimento de anos anteriores, acabou por cair para a III divisão.
O mesmo aconteceria aliás ao Lusitano dois ou três anos mais tarde.

PERES jogou no Beira Mar, Juventude, Lusitano e Farense.

FIGUEIREDO jogou de facto no Belenenses, e esteve em Évora a cumprir o serviço militar, jogando enquanto isso no Lusitano.

CUNHA era lateral esquerdo e jogou no Barreirense, e aparece na equipa de 77-78.
Não estou certo se no fim da carreira não terá chegado a jogar também no Juventude.

MANUEL FERNANDES é precisamente esse do Amora, Portimonense, Estoril etc. Jogou na época anterior 81-82 no Juventude, onde era ponta-de-lança e foi o melhor goleador.
No Lusitano passou a jogar no meio-campo.

DEDEU, CÂNDIDO e PAULO CÉSAR eram brasileiros. Cândido foi o melhor marcador da equipa nessa temporada, e depois andou pelo Fafe (?) se não estou em erro.

BULE penso nunca ter jogado em Évora.


JOSÉ CARLOS e QUIM jogaram no V.Setúbal até 1979-80. Foram transferidos para o Juventude em 80-81, onde também com Dinis Vital estiveram perto de subir à I divisão (equipa que consta deste blog).
Foram para o Lusitano uma ou duas épocas depois.
O primeiro era central, o segundo médio, embora julgo que no Lusitano tenha chegado a jogar na defesa.

JOSÉ LUÍS foi o jogador que chegou mais alto deste plantel.
Chegou a ser titular do F.C.Porto nos primeiros jogos de Herman Stessl nas Antas em 1980-81.
Depois de iniciar a carreira no União de Montemor, tinha sido uma das principais estrelas do Juventude de 1976-77 e 1977-78 (equipa aqui no blog) como médio ala esquerdo, e foi vendido ao V.Setúbal no ano seguinte.
Fez duas épocas em Setúbal, onde foi titular indiscutível como lateral esquerdo, sendo então contratado pelo F.C.Porto para 80-81.
Depois desses primeiros jogos a titular, saíu da equipa, e nunca mais jogou.
Voltou a Setúbal em 81-82, mas por motivos que desconheço não foi tão feliz, voltando depois a Évora.
Jogou no Lusitano nessa equipa, que esteve perto da subida, para regressar depois, já veterano, ao Juventude, onde ainda fez duas ou três épocas, então já na III divisão.
Julgo que acabou onde começou: no União de Montemor, depois de passar por mais alguns clubes dos distritais na zona de Évora.
Não era muito dotado tecnicamente, mas era um poço de força.
Com outro acompanhamento psicológico (aspecto em que não me parecia muito forte) talvez pudesse ter ido ainda mais longe. Podia ter sido uma espécie de Oceano, mas a jogar pelas alas e com tendência goleadora.




Segue a classificação da zona sul:


Farense . .. .30 21  7  2 75-19 49
Lusitano Évora.30 13 10  7 44-31 36
Olhanense .. .30 13  9  8 49-36 35
Belenenses. .30 12 10  8 35-19 34
Nacional. . . .30 12  9  9 43-29 33
U. Madeira. . .30 10 11  9 37-32 31
Sacavenense .30 12  7 11 31-35 31
O Elvas . . . .30  9 12  9 30-33 30
Cova da Piedade30 12  6 12 33-39 30
Barreirense ...30 10  9 11 27-39 29
Sesimbra.. . ..30 10  8 12 27-45 28
Odivelas. . . .30  9  8 13 40-54 26
Vasco da Gama .30  9  8 13 35-39 26
Juventude Évora30  8  9 13 20-37 25
Atlético. . .30  6 10 14 25-37 22
Quimigal. .. .30  4  7 19 16-54 15


LIGUILHA:


ESPINHO . . . . .6 6 0 0 13-3  12
Vizela. . . . . .6 2 1 3 10-9   5
Lusitano Évora. .6 2 1 3  8-14  5
Acad. Coimbra . .6 0 2 4  4-9   2 RESULTADOS DA LIGUILHA

Espinho-Vizela 3-1
Espinho-Lusitano 2-0
Espinho-Academica 1-0
Vizela-Espinho 1-2
Vizela-Lusitano 4-0
Vizela-Académica 3-1
Lusitano-Espinho 1-4
Lusitano-Vizela 3-1
Lusitano-Académica 2-2
Académica-Espinho 0-1
Académica-Vizela 0-0
Académica-Lusitano 1-2

Fotos não tenho, mas adoraria vê-las.

Júlio disse...

Este Paulo César não será o Paulo César, brasileiro também, que andou no Portimonense uns anos antes, no Águeda em 83/84 e também no Boavista, se não estou em erro? Será esse? Mas esse Paulo César, acho que era defesa!

Macarrão, Zorrinho e Lopes: Que posições desempenhavam no terreno de jogo? Eu lembro-me desses nomes, mais dos dois primeiros, mas não me lembro de os ter visto jogar!

Anónimo disse...

Macarrão era defesa jogou no Juventude e mais tarde também no Marco. Zorrinho era defsa/médio, teve uma espécie de AVC no decorrer de um treino.

Quinas disse...

Conhecem alguém mais que fez parte desta equipa do Lusitano SC?

LF disse...

Lopes era um médio alto e forte, de combate.
Também era conhecido por Brejo

Anónimo disse...

Creio que esse Bule foi do Belenenses... (agora não me lembro de onde veio...FC Porto???)

O Lusitano fez um campeonato interessante...o 1-1 no restelo fez o Belenense perder todas as hipóteses de ir à liguilha... na última jornada levaram 1-7 em Faro (na festa do Farense)...de longe a melhor equipa

O vizinho Juventude desceu nesse ano

Nuno disse...

Quem veio para o Belenenses, duas épocas depois de ter passado pelo F.C. Porto foi o já (recentemente) falecido BIFE.

Contudo, esse Bife esteve no Belenenses, mas da época anterior, 1981-82.

Amadeu disse...

Quem levou 1-7 em Faro? O Belenenses ou o Lusitano?

Menthor disse...

foi o Lusitano

LF disse...

Quanto às fotos, parece-me que são todas de anos anteriores.
A primeira e a terceira são de algures entre 1979 e 1981.
A do meio parece-me um pouco mais antiga.

Na de cima reconheço:
De pé: Fernando, José Chico, Lopes, ......, ...... e Cunha.
Em baixo: Avelar, Zorrinho, Leonel, Pio e ......


Na foto do meio apenas reconheço o segundo em cima a contar da esquerda (Lopes) e o penúltimo (o inconfundível careca José Chico).
O guarda-redes em baixo parece-me ser o Gaspar.

Na foto de baixo vou arriscar a dizer todos:
De pé: Mósca, Pio, Figueiredo, Lopes, Zambujo e Cunha.
Em baixo: Filipe, Zorrinho, Leonel, José Chico e Avelar.

Todos estes jogadores estiveram no clube em 78-79, 79-80 e 80-81, épocas em que a base da equipa rodou muito pouco.
Assim sendo é difícil saber de que ano são em concreto.
Até porque eu sou...juventudista.

Sem ter a certeza apostava em:
1ª foto - 1979-80
2ª foto - 1976-77
3ª foto - 1980-81

LF disse...

Já agora.
Relativamente aos 1-7 de Faro, eu suponho que não foram mesmo na última jornada, mas sim a umas duas ou três do fim (embora talvez tenha sido a festa do Farense).

Nesse jogo os jogadores do Lusitano, que estavam sem receber salários havia vários meses, entraram em campo com as camisolas vestidas ao contrário, em sinal de protesto.
Eram os primeiros dias do fim do futebol de alto nível em Évora.

Fernando disse...

Será que estes, ou alguns destes, jogadores fizeram parte desse plantel do Lusitano de Évora de 1982-83?

Januário, defesa lateral direito
Zambujo, defesa central descaído para a esquerda
Filipe, médio esquerdo
Alfredo, extremo/avançado esquerdo
Ramalho, extremo/avançado direito
Caldeira, geralmente suplente, creio que defesa
Pinto, geralmente suplente, creio que avançado
Leonel não me recordo da posição em campo – (creio que foi o que andou no Cova da Piedade umas épocas mais tarde)

Obrigado

LF disse...

Fernando,

Todos eles estavam no Lusitano em 1981-82.
Não sei quantos deles, ou se algum seguiu para a temporada seguinte.

Pinto era médio, jogou no U.Tomar, V.Setúbal, Amora e Juventude.
Suponho que chegou a ser internacional nas camadas jovens.

Leonel era lateral direito, e foi mais tarde para o Juventude.

Fernando disse...

Também há vários outros jogadores que passaram pelo Lusitano de Évora em épocas, creio que posteriores e gostaria de perguntar se alguém se lembra deles.

Também, gostaria de perguntar, se por acaso não estariam no Lusitano G.C. de 1982/83?

Aqui vai a lista:

1. Vital, guarda-redes (mais tarde no Sporting, eu creio)

2. Paulo Vilar, defesa lateral direito

3. Jorge, defesa central

4. José Manuel, defesa lateral esquerdo

5. Serra, meio-campista, eu creio

6. Artur, meio-campista, eu creio

7. Aldeia, médio esquerdo

8. Zezinho, extremo/avançado esquerdo

9. Abreu, extremo/avançado direito

10. Nunes, médio centro

11. Leiria, creio que médio esquerdo (acho que fez parte dos quadros de formação do Sporting)

12. Xavier, extremo/avançado direito

13. Alhinho, avançado centro (seria parentesto do Carlos Alhinho e do Alexandre Alhinho?)

Muito obrigado,
Fernando

LF disse...

Todos os que refere são das temporadas 83-84 e 84-85.

Não sei se algum já lá estaria em 82-83.

Anónimo disse...

O Alhinho que se fala é o ALexandre Alhinho que jogou no Belenenses, Académico de Viseu, etc.

Narciso disse...

Eu vou-lhe dizer que não tenho a certeza se o Alexandre Alhinho jogou no Académico de Viseu.

Mas penso estar certo de que no Ac. Viseu jogou um outro Alhinho, de nome creio que José, ou João (?), que era irmão do Carlos e do Alexandre.

LF disse...

Suponho que os Alhinhos eram 3.
Um jogou no Benfica, no Sporting e no Porto. Outro no Belenenses, Académica, Ac Viseu, Farense, Lusitano etc
E ainda um terceiro, menos conhecido.

LF disse...

Perdão!
O que jogou nos três grandes é que esteve na Académica de Coimbra.
Esteve também na Bélgica, e suponho que em Espanha (Betis ?)

jsbmj@clix.pt disse...

Caro Quinas, o cromo do Lusitano que tenho é o 3º que colocas aqui. Óptimo que já arranjaste (vários, até!), assim já não colocarei no meu Blog. Um grande abraço!

Anónimo disse...

Pois é, tenho 31 anos, chamo-me João Santos e incrivelmente lembro-me dessa época 82/83 em que fomos à liguilha, nomeadamente lembro-me do golo do Dedeu ao Belenenses lá no Estádio do Restelo de livre directo, eu estava lá com o meu pai a ver o jogo. Mais...lembro-me de termos dado 7-2 ao Odivelas, 3-0 ao Barreirense com o Neno na baliza e o Cândido a facturar, lembro-me da derrota com Espinho e o empate 3-3 com o mesmo Espinho para a Taça de Portugal, jogavam lá o Móia e o Moínhos.
Parece-me que o Figueiredo foi para o Belenenses na época a seguir e veio o Vital.
O Zé Luis era um espectáculo a correr, o Cândido foi o melhor ponta de lança que já vi no Lusitano, mais tarde voltou já "velhinho" e o Dedeu, já veterano tinha uma técnica fabulosa.
Felizmente ainda fui a tempo de ver esta grande equipa jogar à bola!

Alexandrino disse...

O nome do vulgarmente chamado Lusitano de Évora não é Lusitano Grupo Clube mas sim Lusitano Ginásio Clube. Viva o Lusitano.

Anónimo disse...

Aqui o Plantel do Lusitano Ginásio Clube - 2ª Divisão - B - 1991/92

Guarda - Redes:
Crispim - ex Leixões; Oliveira e Vale.

Defesas: Teixeira; Beto, Gil,
Norberto, Hugo Borges, Passinhas, José Carlos

Médios: Tóli, Hugo Pereira, Solipa, Paulo Barreto - ex Juventude; Manguinhas e José Eduardo.

Avançados: Venâncio, Vitor Garcia - ex Juventude.

Treinador: Dinis Vital.

Quinas disse...

Amigo Anónimo que deixou o comentário de 9/8/07 10:54 AM,

Está excelente a equipa do Lusitano G.C. de Évora de 1992-92 que enviou. Vou colocá-la neste blog nos próximos dias.

Se não for incómodo, gostaria de lhe perguntar por uns poucos de detalhes.

1. Sabe qual foi a equipa-tipo desse Lusitano?
2. Poderá dizer quais os jogadores mais utilizados, os utilizados com alguma regularidade e os menos utilizados?
3. Poderá dizer em que posições e lado do terreno é que estes jogadores jogaram em 1991-92?
4. Sabe se havia mais algum avançado neste plantel?

Obrigadíssimo,
Quinas

Anónimo disse...

Dentro de dias darei informações mais completas - Tó Mané era defesa, nome que me faltava.

Anónimo disse...

Vital;
Teotonio, Paixao, Fale e Vicente;
Mito e ?
Valter,Miguel, Tonho e Jose Pedro.
Esta equipa empatou 0-0 em Alvaldade na 1a jornada da 1a divisao 60-61 ou 61-62...nao me lembro

sloct disse...

Descobri este blogue numa visita a outro blogue, e achei-o francamente interessante. Em relação a estas equipas do Lusitano, posso dizer, sem receio de erro que a 1ª é de 79/80 e os jogadores são:

Em pe, esquerda para a direita: Mosca, José Chico, Lopes, Figueiredo, Melo e Cunha;
Em baixo: Avelar, Zorrinho, Leonel, Pio e Silva Santos;

A segunda equipa deve ser de 80/81, pelo menos a caderneta é dessa época, e muitos dos jogadores são os mesmos, mas há jogadores cuja presença no cromo me suscita dúvidas sobre a época em que a fotografia foi tirada. Também a qualidade do cromo não permite identificar toda a gente;

A terceira equipa é de 80/81, e os jogadores são:

Em cima: Mosca, Pio, Figueiredo, Lopes, Zambujo e Cunha;
Em baixo: Januário, Zorrinho, Leonel, José Chico e Avelar;

azul51 disse...

No texto deste post, no início,está referido o Lusitano de Évora, como se chamando Lusitano Grupo Clube.
É só para corrigir esse pequeno lapso que por si só não tira o valor a este Blog.
Pois bem.o Lusitano de Évora chama-se LUSITANO GINÁSIO CLUBE.
Saudações desportivas.

Anónimo disse...

Amigos,alguém se recorda de um treinador Alentejano de nome VALENTIN ALEXANDRE,que,penso ,treinou o Lusitano??



Duarte Romeu

frank disse...

Hi, I came across your site and wasn’t able to get an email address to contact you. Would you please consider adding a link to my website on your page. We are happy to offer you a 10% discount to our Online Store if you do so. Please email me back and I would be happy to give you our link.

Thanks!

Frank
frank641w@gmail.com