sábado, março 17, 2007

62. — C.D. Feirense, 1977-78

+++++
+++++++
+++++++++
+++++++++++
Ajustes e correcções estão sendo feit(o)as...


Muito Obrigado ao Luís da Feira pela foto.

Quinas

═══════════════════════════════════════════════════════
Manuel PINTO da Silva, GR•1
19J.
José SILVA MORAIS, GR•2 (ex-Portimonense)
12J.
Soares dos Reis "RASTEIRO", GR•3
0J. {qual era o nome completo deste "RASTEIRO"?}
═══════════════════════════════════════════════════════
BABALITO, LD, TC (ex-Covilhã) 24J.
CÂNDIDO Araújo, DC' 20J.
Baltemar BRITO, DC" (brasileiro – ex-Paços de Ferreira; também no RAFC, VFCS, e Varzim) 29J.
António Valente "SOBREIRO", LE, (também no CAFV) 24J.

Manuel Alves "SEMINÁRIO", DC, DE, TC 21J.
António PORTELA, LD, AD 15J.
GILBERTO da Conceição, LE (ex-Montijo; antes no SLB) 9J.


----daqui para baixo por ajustar ()
(?) Fernando Leão, LE
(?) Fernando Campos, D? (ex-júnior)
(?) Américo de Sá Resende, D? (ex-júnior)
═══════════════════════════════════════════════════════
Valentim PARRA, MD, MC 19J.
José António Fernandes "ZEQUINHA", MC, ME, MD (ex-Vitória Guimarães)
23J.
HENRIQUE Nunes da Silva, ME, MC, EE 26J.,
2G.
EZEQUIEL Bastos, ME, MC, AE (ex-Lourosa) 18J.

— António COELHO, AD, ED 5J. {que posição jogou este António COELHO?}


------daqui para baixo por ajustar ()
José António Pedro, M? (no Benfica de 1973-75; na CUF de 1975-76 [?])
1G.
— Artur Ramalho, Médio
Lino Guimarães Santos, M? (ex-júnior)
═══════════════════════════════════════════════════════
Adilson dos Santos "BITES", ED, EE, Av (antes no Covilhã) 24J.,
1G.
SÉRGIO Cardoso ou "SERGINHO", PL, QE (brasileiro) 25J., 14G.

JOSÉ DOMINGOS Fernandes, EE, ME, ED (ex-Benfica) 24J., 4G.

Edivaldo Sousa Anjos "CIPÓ", ED, QE (ex-União Lamas) 23J.
2G.
ACÁCIO Ferreira da Silva, ED, AD 18 ou 19 jogos
{quantos jogos jogou?}


═══════════════════════════════════════════════════════
Treinador (1): Eduardo Faustino González Rodríguez (argentino – antes jogador do Feirense),
da jornada 1 à 3.
Treinador (interino): Licínio Milheiro (até aí treinador-adjunto), jornada 4.
Treinador (2): Prof. João Mota,
da jornada 5 à 30.
═══════════════════════════════════════════════════════
►►► posições, símbolos
.
.
Nota de agradecimento:

— Obrigadíssimo aos leitores Luís da Feira, Alcindo, Dingo, Flávio e o Arquivista pelos dados envia
dos.
.
Quinas
.
.
►►► Outras Equipas...

Esta foto, tão gentilmente enviada pelo Luís da Feira, adepto do C.D. Feirense, leitor e comentador deste blog, mostra uma equipa de 1977-78. Em cima, da esquerda para a direita: Seminário, Brito, Cândido, Parra (cap.), Pinto (gr), e Zequinha. Em Baixo: Portela, Bites, Gilberto, Serginho, e José Domingos.

Originalmente criado a 29-Nov-06, às 2h24

53 comentários:

Anónimo disse...

Ó Quinas. Eu tenho uma foto desta equipa do Feirense.

Luís da Feira.

Anónimo disse...

O Dario já não fez parte do plantel da 1ª Divisão em 77/78. Saíu para o Estrela de Portalegre.
O Leão e o Campos foram emprestados. O treinador Gonzalez foi substutuído e na 5ª jornada já estava o treinador João Mota até ao final da época.

Luís da Feira.

Anónimo disse...

Bem, esta também é a equipe que eu tenho, mas admito que mais algum jogador tenha jogado, pelo menos ex juniores. Quanto aos gols, eu já forneci no post de 62/63, com a correcção que hoje fiz quanto aos gols do Serginho. Quanto ao nº de jogos, eu ainda não tenho, mas pretendo logo que possa recolher esses dados.

Anónimo disse...

Quinas, obrigado por perguntar pelos miúdos cá em casa, estão bem, graças a Deus, apenas um bocado traquinas.. quanto a esta equipe, acho que apenas posso completar alguns nomes dos jogadores, mas hoje não tenho tempo. Querendo, depois mando um comentário completando os nomes.

Anónimo disse...

Qual a razão do treinador Eduardo Gonzalez ter sido substituído à 5.ª jornada? O Feirense até começou mais ou menos bem!
.

Anónimo disse...

Sim, mas na 4ª jornada nas Antas com o FCP, quem orientou a equipa já foi o adjunto Licínio Milheiro. Na 5ª jornada já foi o João Mota.
O problema parece que vinha da pré-época em que o Feirense perdeu no Torneio da Feira com uma equipa do Distrital, o Romariz. Foi uma derrota que deu muito impacto na Feira e daí a pressão para a saída. Enfim, é futebol.

Luís da Feira.

Anónimo disse...

Também faziam parte desta equipa o José Pedro (ex-Benfica) e o Babalito (ex-Covilhã).

Luís da Feira.

Anónimo disse...

Quem saiu do Feirense, quase à última da hora, foi o Germano, que se transferiu para o Beira Mar, então acabado de descer à 2ªDN.

Anónimo disse...

Se os meus cálculos não me falham, o Dario jogou no Feirense nos últimos jogos do campeonato de 1977/1978.

Anónimo disse...

Luís,

Você tem toda a razão. O Babalito também lá jogou. Preciso de juntar a ‘papelada’ que lá tenho em casa para apurar mais dados.

Anos mais tarde, o Babalito jogou no Ac. Viseu, Rio Ave, e no Boavista, pelo menos.

Obrigadíssimo,
Quinas

Anónimo disse...

Eu tenho impressão que esse José Pedro e esse Zequinha são o mesmo jogador!
.

Anónimo disse...

O José Pedro é angolano, era uma grande esperança do futebol quando veio para o Benfica, era avançado. Fez 3 épocas no Feirense e depois jogou no Marítimo entre outros.
O Zequinha era do V.Guimarães, era estudante de Medicina. Fez 2 épocas no Feirense e depois não sei.
O Dario e o Germano já não faziam parte do plantel para 1977/78, tenho a certeza.
O Ramalho era ex-júnior e médio e filho do antigo Ramalho da época de 1962/63.
O Acácio fazia o lugar de extremo direito ou defesa direito. jogou nos 2 lugares.
Um abraço,

Luís da Feira.

Anónimo disse...

Luís,

Sabe em que posições jogavam o Lino, o Gilberto, o Brito (nessa altura) e o Ramalho?

Obrigado.

Anónimo disse...

Para o Dingo:

O Lino, que era ex-júnior, jogava a médio. Ainda fez alguns jogos.
O Gilberto, era defesa esquerdo.
O Baltemar Brito era um grande defesa central. Jogava quase sempre. Tinha poucos castigos e poucas lesões.
O Ramalho, ex-júnior, era médio. Penso que só fez o último jogo do campeonato.
Já agora, de onde é que você é?

Luís da Feira.

Anónimo disse...

Olá pessoal!

Nesse Feirense de 77/78, que é que falhou? A equipa estava jogando bem nos jogos de apuramento do campeão da 2DN de 76/77, e até estava marcando bastantes golos (4 ao Marítimo, e 3 ou 4 ao Riopele), e na 1DN andou-se arrastando, principalmente na segunda volta da época!

Que foi que não funcionou? Seria as saídas do Germano e, como dizem, do Dario (par clubes da 2DN)?

Obrigado.

Anónimo disse...

Parece-me que o plantel era curto e foi um ano de muitas lesões. Aliás por exemplo o CD Feirense quando recebeu o FC Porto (1-3) na altura da Páscoa só teve 13 jogadores convocados para esse jogo.

Anónimo disse...

ALGUÉM PODE-ME DIZER OS RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES DO FEIRENSE NA 2ºDIVISÃO NAS ÉPOCAS 76/77, 78/79 E 79/80. AGRADECIA

Anónimo disse...

Esse Gilberto veio do Benfica para o C.D. Feirense, eu creio.

Estou certo, ou estou errado?

Anónimo disse...

Esse Silva Morais foi guarda-redes da União de Tomar, quando a UFCI Tomar andava na 1ra divisão nacional, não distrital.

Estou certo, ou estou errado?

Anónimo disse...

Esse Babalito tinha jogado no Sporting da Covilhã. Depois também jogou no Académico de Viseu e no Boavista, pelo menos.

Estou certo, ou estou errado?

Anónimo disse...

Esse Bitas também havia jogado no Sporting da Covilhã, creio que junto com o Babalito!

Estou certo, ou estou errado?

Anónimo disse...

Para o Adelino:
Tudo correcto com o Silva Morais, Babalito e Bites. Só o Gilberto passou pelo Montijo antes de ir para o Feirense.
Luís.

Anónimo disse...

Quem é que quer saber dos resultados e classificações do Feirense das época de 1976/77, 1978/79 e 1979/80?
Luís.

Anónimo disse...

Ó Quinas, ou Alcindo, sabem-me dizer em que clube jogou o Serginho na época de 1979/80? Foi emprestado pelo FCP ao Beira Mar?
Ele foi campeão nacional em 1978/79 pelo FC Porto.
Luís.

Anónimo disse...

Em 1979-80, o Serginho jogou no S.C. Beira Mar, pode crer em mim!

Um abraço.

Anónimo disse...

Sim, o Narciso está correcto. O Serginho, o Teixeirinha, o Jairo, e o Zé Beto foram do F.C. Porto para o S.C. Beira Mar no Verão de 1979, envolvidos na transferência do Sousa do S.C. Beira Mar para o F.C. Porto. Contudo, não sei os detalhes 'económicos' dessa(s) transferências.

Outras aquisições do S.C. Beira Mar para 1979-80:

Luís TOMÁS
NÉLSON Moutinho
LECHABA
CANSADO

O treinador era o Fernando Cabrita.

Anónimo disse...

Obrigado pela informações sobre o Serginho. Ele mora actualmente no Porto, mas aqui em Santa Maria da Feira ainda é uma pessoa muito querida e respeitada. Jogou diversas épocas no Feirense e marcou muitos golos. Era muito amigo do Baltemar Brito (também na foto), adjunto do Mourinho. Serginho foi campeão nacional no FCP em 1978/79. E no Beira Mar, em 1979/80, fez uma boa época? Depois ainda regressou ao Feirense em 1980/81.
Um abraço a todos.
Luís.

Anónimo disse...

Para o Quinas da Bola:
Atenção!
O Dario já não fazia parte desta equipa do Feirense de 1977/78, de certeza.
O Fernando Leão e o Fernando Campos só fizeram a pré-época.
O Resende era defesa e ex-júnior.
O José Pedro era avançado.
O Lino era médio e ex-júnior.
O Ramalho, ex-júnior, era médio.
O Acácio era extremo direito.
Depois envio-lhe a legenda da foto por mail.
Um abraço.
Luís da Feira.

Anónimo disse...

Teste

Anónimo disse...

POSSO CONFIRMAR QUE DARIO, JOGOU NO ESTRELA DE PORTALEGRE, EM 77/78.

Anónimo disse...

O Estrela de Portalegre, disputou em 76/77, com o CD Feirense, o primeiro lugar da zona centro da 2ª divisão nacional, tendo o Feirense terminado no 1º lugar, com uma vitória por 3-0 em Vila da Feira e uma derrota por 1-0 em Portalegre,tive oportunidade de ver os dois jogos, estudava em Portalegre e as equipas iam lá jogar duas vezes, frente ao Estrela de Portalegre e frente ao GD Portalegrense.
Do CD Feirense, recordo o central Cãndido, um central à moda antiga, bem como Sobreiro, Leão,Henrique e esse excelente ponta de lança, de nome Serginho, que salvo erro, fez os três golos em Vila da Feira; pelo Estrela de Portalegre, por essa altura, pontuavam: ChapellY; Esp.Santo,Figueiredo,Jaime,Adérito,Betinho,Prieto, entre outros...
Na época seguinte, salvo erro, por indicação do treinador Ruben Garcia, vieram do Feirense para o Estrela, um médio brasileiro de nome Valter, que também jogava a central e o também brasileiro Dario, um excelente extremo esquerdo.Um abraço a todos...

Anónimo disse...

Vai uma recordação para todos esses amigos do CD Feirense:
dia 22-01-78,Campo Marcolino de Castro 15 000 pessoas,árbitro António Espanhol, CDFeirense 0 SL Benfica 1.Pelo Feirense alinharam:
Silva Morais;Babalito,Candido,Brito e Sobreiro;Parra, Seminário(Bites aos 68')e Zequinha;Jose Domingos,Sérginho e Henrique(Cipó, aos 53').
Pelo Benfica alinharam: Bento;B.Lopes,Humberto,Eurico e Alberto;Pietra,Shéu e Toni(Pereirinha aos 75');Nene,Vitor Batista e Chalana (Cavungi, aos52').
Golo de Nene, aos 58'
melhor em campo, Sobreiro, do CDFeirense.

Anónimo disse...

Peço desculpa, esqueci-me de me identificar sou eu
S.Santos

Anónimo disse...

Tudo correcto S.Santos.
Um abraço da Feira.
Luís.

Unknown disse...

Os dados que recolhi sobre o Feirense 1977-78 foram estes:

Grs: Pinto (19 j), Rasqueiro e Silva Morais (12 j).
Def: Portela (14 j), Babalito (24 j); Cândido (20 j) , Brito (29 j), Seminário (22 j), Leão; Sobreiro (24 j), Gilberto (9 j).

Med: Zequinha (23 j), Acácio (18 j), Parra "cap." (19 j), Henrique (26 j), Lino (2 j), Ezequiel (18 j), Ramalho (2 j);

Avs: José Domingos (24 j), José Pedro (2 j), Cipó (23 j), Bites (24 j), Coelho (4 j) e Serginho (26 j).

Golos: Serginho 14, José Domingos 4, Cipó 2, Henrique 2, José Pedro 1, Bites 1.

Saliento que estes dados precisam ainda de ser confirmados. Logo que estiverem, poderão ser consultados no meu blogue. ;)

Unknown disse...

Ehhhh...

O meu blogue é este:

http://arquivista.wordpress.com/

Anónimo disse...

Sr. Arquivista,

Muito obrigado pela sua colaboração. Os dados que forneceu paracem estar correctos. Já dei uma olhava e comparei-os com outros que tenho, e tudo parece bater certo.

Obrigadíssimo,
Quinas

Unknown disse...

Apenas duas correcções: o Portela fez 15 jogos e o Serginho falhou as últimas 6 jornadas, com excepção do jogo com o Portimonense (28ª jornada); fez portanto 25, não 26 jogos.

Mas de resto tudo bem. :)

Anónimo disse...

Qual foi a razão do Serginho ter falhado 5 dos últimos 6 jogos?
Estaria lesionado?
.

Anónimo disse...

Possivelmente o Serginho estaria lesionado. E foi pena, porque ia bem lançado na lista dos melhores marcadores.
Quanto aos dados de cada jogador, por vezes é difícil as várias fontes coincidiram no que diz respeito ao número de jogos realizados e o número de golos marcados.
Luís da Feira.

Anónimo disse...

Aos amigos da Feira e em especial ao amigo Luis, envio mais esta recordação:
època 78/79, dia 11-10-78
CD Feirense 1 U Leiria 1
Campo Marcolino Castro, 5000 espectadores, árbitro: Armando Paraty do Porto.
FEIRENSE- Paulino;Acácio, Candido,Brito (Leão aos 70') e Sobreiro; Nogueira, Henrique e José Augusto(Zéquinha aos 69');Fernando,José Pedro e Santos.
U LEIRIA- Trindade;Esp.Santo, Orlando,José Luis e Araújo;Tomé, Germano (Pereira 45') e Dinis;Nando (Paiva 87'),Delfim e Peixoto.
Santos, fez 1-0 para o Feirense aos 21 minutos e Nando empatou aos 51'.
Penso que nesta época, foi mesmo o U.Leiria quem subiu à 1ºdivisão.
saudações
S Santos

Anónimo disse...

Obrigado S.Santos.
Será que você tem o quadro de resultados da 2ª Divisão, Zona Centro desta época de 1978/79?
Estou a completar a m/ base de dados do CD Feirense e dessa época ainda me faltam alguns.
Um abraço,
Luís da Feira.

Menthor disse...

olá SSsantos e Luis da feira

eu tb quero S.Santos.
luis...falei consigo no post do arquivista

Menthor disse...

78-79

1 U. Leiría ..........46
2 U. Lamas ...........45
3 Feirense ...........37
4 Est. Portalegre ....31
5 U. Santarém ........30
6 U. Tomar ...........28
7 Sp. Covilhã ........28
8 U. Coimbra .........28
9 Portalegrense ..... 28
10 O. Bairro .........27
11 Caldas ............26
12 Torreense .........26
13 Marinhense ........26
14 Agueda ............26
15 Peniche ...........24
16 Alba ..............24

Anónimo disse...

Caros Amigos Luis da Feira e menthor
Com muita pena minha, mas apenas tenho classificações e alguns resultados de memória, do Estrela de Portalegre e do GD Portalegrense
Um abraço
S Santos

Anónimo disse...

Para o Quinas:
O tal nome completo do 3ºGR:
Manuel Soares dos Reis Pinto, "Rasteiro" de apelido.
Luís da Feira.

Anónimo disse...

Estive falando com o Luís da Feira, por e-mail, sobre o Feirense de 1981-82 e, também, sobre o ENRIQUE Nunes.

Tinham conhecimento de que o ENRIQUE Nunes recebeu convite para jogar na 1ªDN pelo Penafiel, no Verão de 1980, e recusou a proposta.

Ao que me lembro, a recusa teve a ver com a diferença salarial não dar para cobrir os gastos extra que iriam resultar do transporte (quase-diário) para Penafiel.

O ENRIQUE Nunes optou por continuar no Feirense, que acabava de descer à 3ªDN em vez de jogar na 1ªDN, quem sabe – possivelmente! – como colega de equipa do OLIVEIRA.

Têm conhecimento disto? Sabem mais detalhes? E, que distância existe da Feira a Penafiel, e quanto tempo de viagem se precisava em 1980? Na altura o HENRIQUE Nunes tinha somente 25 anos de idade.

Anónimo disse...

Na época 1980/81 parece mesmo que o Henrique não foi para Penafiel para a 1ª Divisão, porque acho que não compensava financeiramente, pois na altura não era profissional, tinha também outro trabalho. Na altura não havia auto-estrada da Feira a Penafiel, o caminho era sinuoso pelo Vale do Sousa, são para aí uns 70 km. Ficou no Feirense na 3ª Divisão e subiu nesse ano.
Luís da Feira.

Unknown disse...

Boas, Sou o Filho do Serginho (Sergio Cardoso), nada como o meu Pai para esclarecer muitas das vossas questões!

Tenho algum material que certamente vão gostar ;)

Volto com novidades..

Ate Breve.

Bruno Cardoso.

Anónimo disse...

Bruno,

Olá, como está? É um grande prazer receber um comentário vindo de um filho de um dos jogadores que faziam parte dessa equipa! Muito obrigado.

Se precisar de me contactar por e-mail, pode encontrar o meu endereço de e-mail no painel que está à direita.

Um perguntinha: Em que clube no Brasil jogava o seu pai antes de vir para Portugal?

Obrigadíssimo,
Quinas

Anónimo disse...

Bom dia Bruno Cardoso.
Sou o Luís da Feira, que por acaso sou teu parente pela parte da tua mãe. Conheço o teu irmão Edinho, mas a ti só te vi em pequenino. O teu pai era um excelente jogador e uma excelente pessoa que deixou a sua marca no Feirense.
Um abraço e manda novidades.
Luís Filipe.

Anónimo disse...

Sou eu mesmo: o serginho,descobri,esta matéria,mto interessante,os dados que, e opiniões, que estão nas mens,estão quaze tdas corretas; fiquei feliz,por ter tido,á felicidade de jogar no feirense (5) épocas,tive gdes amigos (tenho)não sito nomes,pode falhar alguns,como é natural! por isso mando um forte abço para tdos:neste momento,sou comentador esportivo da rádio gaia fm. 95.5. obgado por tdo.

Anónimo disse...

E o adjunto era o ADE