segunda-feira, julho 09, 2007

90. — F.C. Barreirense, 1977-78

Guarda-redes:
— Manuel António Rechestre ABRANTES, GR▪1 (ex-Montijo)
NÉLINHO, GR▪2 {então, alguém sabe detalhes sobre a carreira deste NÉLINHO?}
QUIM PEREIRA, G▪3
CARLOS DUARTE, GR▪4 (ainda júnior, com 17 anos) [não chegou a jogar] {hoje em dia, por onde andará?}

.
Defesas:
— José ROMÃO, LD
VEIGA, DC’
CANSADO, DC” (depois no Beira Mar)
— Carlos Alberto LÓIA Almeida, LE (ex-Alcochetense)
SERRA, LD, MD
CUNHA, LE, LD
CASTRO, DC (ex-CUF)
.
Médios:
PAVÃO, MD, MC (antes na U. Tomar)
ARNALDO José da Silva, MC, OC (da Guiné; ex-Montijo; também no G.D. CUF e no Amora)
JOSÉ JOÃO, ME, AE
ALEXANDRE, MD
ANDRADE, ME
CÁMPORA, M? (uruguaio) {médio, por que lado?}
PAZ NOBRE, M? (ex-júnior; faleceu há muitos anos vítima de acidente de viação) {médio, por que lado?}
.
Avançados:
PÁSCOA, ED
COENTRO FARIA, PL, QD (ex-Montijo; também no JuvÉv, V. Setú.)
PILOTO, EE, MC
— João CABRAL, PL, QE (depois no Gin. Alcobaça)
ÍNDIO, EE (brasileiro)
ZÈQUINHA, ED (brasileiro) {onde mais jogou?}
PAULO, PL (ex-júnior)
.
TREINADOR: — Manuel de Oliveira

.
.
►►► posições, símbolos
.
.
O Futebol Clube Barreirense fez uma época excelente e, terminando no primeiro lugar da zona sul da 2ªDN, subiu à divisão maior do futebol português. Está certo que perdeu ambos os encontros realizados contra o segundo classificado, o Juventude de Évora – 0-2 fora, na 1.ª jornada, e 0-1 em casa, na 16.ª jornada –, mas, no total, conseguiu angariar mais dois pontos que os juventudistas. Esta subida do F.C. Barreirense veio concluir um período de quatro épocas em que os alvi-rubros estiveram arredados da divisão-mor do futebol nacional.
Na 2ªDN, zona sul, podemos dizer que só houve três candidatos que mostraram potencial para terminar nos dois primeiros lugares. Para além do F.C. Barreirense e do Juventude, o outro candidato foi o Montijo. Os ex-primodivisionários Atlético e G.D. CUF andaram pelos lugares cimeiros da classificação, mas não mostraram ter suficiente potencial para destronar as duas equipas que terminaram nos dois primeiros lugares, o Juventude de Évora e o F.C. Barreirense.
Não poderíamos falar da época do F.C. Barreirense de 1977-78 sem mencionarmos o acidente que ocurreu no aeroporto de Santa Catarina, no Funchal – agora conhecido por Aeroporto da Madeira – nesse Sábado, dia 19 de Novembro de 1977. Tratava-se de um Boeing 727 da companhia aéria portuguesa TAP. A bordo desse avião viajavam 161 pessoas. Houve 106 que não sobreviveram. O avião iniciou as monobras de aterragem com velocidade excessiva, acabando por não ter espaço suficiente para parar, resultando na saída do avião da pista e acabando por entrar pelas águas do mar dentro. De entre essas 106 vítimas, encontravam-se os três membros da equipa de arbitragem escalados para arbitrar o jogo entre o Nacional e o Barreirense, composta por Guilherme Alves (árbitro),
Carlos Rocha e Rocha Almeida (fiscais de linha), todos da Comissão Regional do Porto. Essa mesma equipa de arbitragem tinha arbitrado um Sporting–Benfica, 1-1, na 1.ª jornada, a 3 de Setembro de 1977.
Mas também há que mencionar o nome de Carlos Duarte, que, ainda com 17 anos de idade, havia sido convocado, à última da hora, para ser suplente nesse jogo devido a que os dois guarda-redes da equipa se encontrava adoentados. O Carlos Duarte saiu do acidente com vida, mas a sua carreira de futebolista ficou-se por aí devido a lesões, queimaduras e traumatismos contraídos durante esse trágico acidente. O jovem promissor barreirense acabou por ter que amputar três dedos do seu pé direito em consequência dos ferimentos sofridos. Há que referir que a comitiva do F.C. Barreirense – incluindo todos os jogadores convocados – havia viajado para o Funchal no dia anterior.
Para concluir, vou dizer que o F.C. Barreirense fez uma grande época, acabando mesmo por terminar à frente do Juventude de Évora na classificação final, não obstante ter perdido ambos os jogos contra os evorenses. Também, há que referir que os 19 golos sofridos nas 30 jornadas pelo F.C. Barreirense representam menos 9 que os sofridos pelos seus mais directos perseguidores, o evorenses do Juventude, e que foram sobremaneira fundadmentais na conquista do primeiro lugar final. Aproveitamento na zona sul do 2ªDN: 30 jogos, 17-9 -4, 51-19 em golos, 43 pontos, e 1.º lugar – que atribuía a subida à 1ªDN. Aproveitamento no apuramento do campeão nacional da Segunda Divisão: 4 jogos, 1-1-2; 5-8 em golos, 3 pontos, e 2.º lugar — em grupo de três
.
.

Esta foto (1), tão gentilmente enviada pelo sr. Alvirubro, adepto do F.C. Barreirense, leitor deste blog e autor dos blogs «Barreirense-futebol. Contributo para a sua história» e «BARREIRENSE-VELHAS GLÓRIAS», mostra uma equipa do F.C. Barreirense de 1977-78.
Em cima, da esquerda para a direita: Serra, Pavão, Cunha, Lóia, Nelinho (gr), e Veiga.
Em Baixo: Andrade, Arnaldo, Alexandre, Coentro Faria, e Piloto.
.
Esta foto (2), também gentilmente enviada pelo sr. Alvirubro, mostra 19 elementos – sendo 16 deles jogadores – do F.C. Barreirense de 1977-78.
Em cima, da esquerda para a direita: Lima (massagista), Francisco Cabrita (dirigente), Manuel de Oliveira (treinador), Abrantes (gr), Cansado, Veiga, Cunha, Lóia, Pavão, Nelinho (gr), e Páscoa.

Em Baixo: Alexandre, Andrade, Arnaldo, José João, Piloto, Coentro Faria, Índio, e Serra.
.
Esta foto (3), igualmente enviada pelo sr. Alvirubro, mostra um grupo de 16 jogadores do F.C. Barreirense de 1977-78.
Em cima, da esquerda para a direita: Abrantes (gr), Cámpora, Serra, Páscoa, José João, Nelinho (gr), Lóia, Romão, e Pavão.

Em Baixo: Arnaldo, Andrade, Alexandre, Piloto, Coentro Faria, e Cansado.
.
.

5 comentários:

alvirubro disse...

O Nélinho brasileiro jogou no Barreirense em 1970-71.Foi Internacional Brasileiro conhecido por pé canhão.Alinhou na selecção a defesa direito.No Barreirense ,com 20 anos de idade era extremo direito

alvirubro disse...

Castro ingressou no Barreirense em 1977-78 .Alinhou também neste clube na época seguinte.

alvirubro disse...

Paz Nobre ex junior faleceu Há muitos anos vítima de acidente de viação.Paulo ex junior era avançado centro.

LF disse...

Estava convencido que o Carlos Manuel (depois internacional do Benfica e do Sporting) jogava nessa equipa.

Narciso disse...

O Carlos Manuel em 1977-78 ainda estava no G.D. CUF. Ele só ingressaria no Barreirense em 1978-79.