segunda-feira, maio 22, 2006

29. — SU 1.º Dezembro «feminina», 2005-06



Taça de Portugal 2005-06
.
S.M. Murtoense – 1.º Dezembro, 1–3
Final da Taça de Portugal de Futebol Feminino, 3.ª edição.
21-Mai-06, às 17h00.
Local: Estádio Municipal de Fátima, em Fátima.
Árbitra: Berta Tavares.
Árbitras Assistentes: Isabel Guedes, e Sandrina Santos.
4.ª Árbitra: Márcia Pejapes.
Disciplina: Cartões amarelos para Beta (S.M.M., 32’), Joana Azevedo (S.M.M., 40’), Juliana (S.M.M., 48’), Catarina Baptista (S.M.M., 56’), e Rosa (S.M.M., 82’).
Golos: 0-1, Tânia (7’); 0-2, Beta (24’); 1-2, Joana Azevedo (66’), e 1-3, Edite (68’).
.
S.M. Murtoense: Ana Santos, Diana (Paty, 85’), Rosa, Raquel Santos (Juliana, 46’), Daniela, Raquel Pessoa (cap.), Beta (Li, 46’), Ana Sousa, Andreia, Joana Azevedo, e Catarina Batista.
Suplentes não utilizadas: Carla, Gisela, Fátima, e Daniela Lopes.
Treinador: Jorge Guimarães.
.
1.º Dezembro: Carla Cristina (cap.), Susana, Edite (Sofia Pinheiro, 90+1’), Cátia Relíquias (Cátia Reis, 46’), Helga (Eloísa, 78’), Adília, Sílvia Brunheira, Beta, Inês Borges, Sónia Matias, e Tânia.
Suplentes não utilizadas: Sofia Carvalho, Julieta, Patrícia, e Inês Quintanilho.
Treinadora: Graça Simões.
.
Nota: Será que alguém tem conhecimento da posição em que jogaram cada uma destas jogadoras no terreno de jogo. Se puder, dê-nos a saber! Muito obrigado.
.
.
Esta foi, sòmente a 3.ª edição da Taça de Portugal de futebol feminino. Nestas três edições, o 1.º Dezembro ganhou duas, a primeira e a terceira. Na segunda edição chegou às meis-finais, sendo eliminado pelo o adversário de hoje, o S.M. Murtoense, que viria a ganhar essa prova.

No que respeita ao Sport Marítimo Murtoense, o seu desempenho foi fabuloso, também. O S.M. Murtoense participou nas três finais, em 2003-04 contra 1.º Dezembro (0-6, D), em 2004-05 contra a Várzea (3-2 a.p., V), e hoje novamente contra o 1.º Dezembro (1-3, D).
Parabéns a ambas as equipas pelo sucesso na Taça de Portugal de futebol feminino.
.
.
Vou deixar alguns artigos que foram escritos à cerca desta Grande Final.
.
(1.º) Artigo com três dias de antecedência (18-Mai-06):
.
(Foto não incluída) A equipa de futebol feminino do Sport Marítimo Murtoense vai disputar, este domingo, a final da Taça de Portugal, frente ao 1.º Dezembro, de Sintra.
.
Na meia final, recorde-se, derrotou o Boavista por 3-0, tendo assim adquirido o passaporte para a final. Esta época a equipa dirigida pelo avancanense Jorge Guimarães já venceu [ficou em segundo lugar] o Campeonato Nacional.
.
O jogo está marcado para as 16 horas [não será “17h00”].
.
ORIGEM (Data de Publicação: Quinta-Feira, 18 Maio 2006 ): http://www.rvria.pt/noticias/index.shtml
.

.
(2.º) Artigo do dia anterior (20-Mai-06):
.
AMANHÃ
MURTOENSE E SINTRENSES DISPUTAM TAÇA
SS
(Foto não incluída) Amanhã, pelas 17h00, o Estádio Municipal de Fátima acolhe a terceira edição da Taça de Portugal. Em campo vão estar as formações do Marítimo Murtoense e as pentacampeãs do 1.º de Dezembro, ambas detentoras, cada uma, do troféu, sendo, contudo, a «turma» de Murtosa que defende o ceptro, conquistado na última temporada diante da equipa barcelense do Várzea, numa final que se disputou no Estádio Jorge Sampaio, em Pedroso. Um dado ainda curioso deste encontro prende-se ainda com o facto do conjunto orientado por Jorge Guimarães ter eliminado, na última edição, as sintrenses, o que, mesmo negado, deixa antever um «ajuste de contas».
Recorde-se que pelo caminho as lisboetas venceram o Vilar de Pinheiro (III eliminatória) e Fonte Boa, nas meias-finais, enquanto as de Murtosa eliminaram o Albergaria e o Boavista.
Por fim, recorde-se que com a disputa da prova rainha amanhã, a última jornada dos Campeonatos Nacionais da I e II Divisão, incluindo as fases de despromoção, apenas se vão disputar no próximo domingo, encerrando, aí, a temporada 2005/2006.
.
ORIGEM: O Norte Desportivo.
.
.
(3.º) Artigo do mesmo dia, após o jogo (21-Mai-06):

.
Domingo, 21 de Maio de 2006
Marítimo 1 – 1º de Dezembro 3
(Foto/Emblema não incluído) A equipa do 1.º Dezembro, de Sintra, conquistou hoje a Taça de Portugal 2005/2006, de Futebol Feminino, ao vencer, no Estádio Municipal de Fátima, a equipa do Sport Marítimo Murtoense por 1-3.
.
A derrota na final da Taça em nada mancha o mérito da equipa murtoseira que, recorde-se, foi finalista pelo 3º ano consecutivo, tendo vencido a edição do ano passado.
.
Aliás, o sucesso da equipa, com o consequente aumento do grau de exigência nas condições de treino e jogo, foi a principal motivação para a futura intervenção no Estádio Municipal da Murtosa, que será levada a cabo pela Câmara Municipal.
.
Assim, muito em breve, o Estádio receberá um relvado sintético, que substituirá o actual pelado, ficará vedado em todo o seu perímetro e terá os balneários remodelados.
.
ORIGEM: Santa Terrinha (blogue).
.
.
(4.º) Artigo do dia seguinte (22-Mai-06):
.
F. FEMININO
1.º DE DEZEMBRO VENCE MURTOENSE E ERGUE TAÇA
.
O 1.º de Dezembro conquistou ontem a «dobradinha» ao vencer o Murtoense, por 3-1, na final da Taça de Portugal, que se disputou no Estádio Municipal de Fátima. A equipa de Graça Simões, que há algumas jornadas já festejou o pentacampeonato nacional, conseguiu ontem a segunda Taça de Portugal para a «turma» de Sintra, sucedendo ao conjunto do Murtosa, que na última edição havia vencido o Várzea na final. A avançada Tânia Pinto inaugurou o marcador, enquanto Beta dilatou o resultado para 2-0. O Murtoense de Jorge Guimarães ainda conseguiu reduzir por intermédio de Josita, mas Edite selou o encontro com o 3-1.
.
ORIGEM: O Norte Desportivo.
.
.
(5.º) Artigo do dia seguinte (22-Mai-06):
.
1º Dezembro vence Taça de Portugal de Futebol Feminino — 22.05.06
.
O 1.º Dezembro conquistou, este domingo, a segunda Taça de Portugal de Futebol Feminino do seu historial, depois de ter levando de vencida a formação do Murtoense, por 3-1, no jogo da final da prova.
.
Tânia, Beta e Edite marcaram para a equipa orientada por Graças Simões, tendo Joana Azevedo apontado o tento de honra do Murtoense. Curiosamente, estes dois emblemas são os únicos que já conseguiram vencer a Taça de Portugal. Por duas vezes, no caso do 1.º Dezembro, e por uma, na época passada, o Murtoense.
.
ORIGEM: Página Official da FPF.
.
.
Para ler comentários de outrem ou enviar os seus comentários, clique em "comments" aqui abaixo ().

1 comentário:

Daniel disse...

O 1.º Dezembro é uma equipa super forte. Um 1-3 contra o 1.º Dez não é de forma alguma um resultado de ficarmos, o Sport Marítimo Murtoense, a pensar que a equipa fracassou. Claro que uma derrota é sempre um resultado negative, mas o adverário é um grupo de respeito.

No que respeita ao 1.º Dezembro, devo dizer que que são a formação mais forte do nosso país. São uma equipa de grandes valores futebolísticos. Eu penso que a Taça não deixa de estar bem entregue, mas eu preferia que voltasse com as jogadoras do SMM e com o treinador Jorge Guimarães.

Sr. Quinas, porque não um post sobre o jogo da meia-final em que o SMM venceu o Boavista por 3-0. Também um posta da final da Taça do ano passado?

Siga com o seu blog que está a fazer um excelente trabalho.

Até breve,
Daniel