quarta-feira, maio 17, 2006

28. — União de Leiria, 1979-80


Fundada em 6 de Junho de 1966
.
Que data essa – 6/6/66 – que a União de Leiria escolheu para ser o dia da sua fundação! A União de Leiria está fazendo 40 anos de idade. A União de Leiria estreou-se na 1.ª Divisão ainda em tenra idade, 13 Verões, em 1979-80.
.
Equipa-tipo (4x2x2x2): Padrão — Dinis I, Figueiredo, Quaresma, e Paixão — Tomé, e Barrinha — Jesus, e Dinis II [alas] — Chico Explosão (ou Delfim), e Garcês (ou Clésio).
Treinador: Fernando Peres (
não estou certo se terminou a época no cargo).
.
.
Plantel da União de Leiria de 1979-80
.
Guarda-Redes:
Padrão, GR (ex-Beira Mar)
— (?) Pinhal, GR

.
Defesas:
— José Dinis (I), LD, DD
Figueiredo, DC'
Quaresma, DC" (ex-Beira Mar)
Paixão, LE, DE
Cícero, DC (brasileiro, ex-V. Guimarães)
Espírito Santo, DE [eu creio que era DE)


.
Médios:
Barrinha, TC, DC
Tomé, MD, MC
Nascimento, MC, TC
Jorge Bonga, MD, MC (brasileiro)
Jorge Jesus, MAD


.
Avançados:
Delfim, Av?
Clésio, AvC (ex-Belenenses)
Chico Explosão, AvC (brasileiro, ex-?)
Garcês, AvC, AvE (ex-Beira Mar)
Edson, AvE (brasileiro, ex-?)
— Joaquim Dinis (II), EE, MAE, IE

.
Treinador: Fernando Peres (não estou certo se terminou a época no cargo)
.
.

No seu primeiro jogo na 1.ª Divisão, a União de Leiria perdeu na Póvoa de Varzim frente à equipa local por 4-2. Foi um jogo que valeu pela quantidade de golos, e pelo facto da União de Leiria ter defrontado um adversário de respeito e de o ter feito fora de portas. O Varzim havia terminado em 5.º na época anterior.
.
A União de Leiria obteve vários reforços com experiência primodivisionária, mas tratava-se de jogadores habituados a andar em clubes da parte baixa da tabela. Entre eles há que realçar a contratação de três jogadores do Beira Mar, formação adversária directa da União de Leiria na luta pela premanência na 1.ª Divisão. Esses três jogadores são Padrão, Quaresma e Garcês.
.
Contudo, a União de Leiria haveria de passar o campeonato todo a roçar a linha d’água, geralmente abaixo desta. No último quarto do campeonato o Rio Ave já estava estatísticamente despromovido, e Portimonense, Estoril-Praia e Beira Mar andaram arrastando-se pelos 13.º, 14.º e 15.º lugares.
.
Coube à União de Leiria perseguir o V. Setúbal, a princípio, e depois o Portimonense pela permanência na 1.ª Divisão. O Portimonense apanhou um calendário acessível na parte final do campeonato e escapou-se à descida. O V. Setúbal foi-se mantendo acima da linha d’água por um par de pontos e a União de Leiria não o conseguiu apanhar, até porque na última jornada a União de Leiria visitava o Sporting, que se iria sagrar Campeão Nacional com a vitória nesse jogo (que até nem foi necessária, tendo em conta a derrota do F.C. Porto no Campo da Avenida, em Espinho).
.
.
Para ler comentários de outrem ou enviar os seus comentários, clique em "comments" aqui abaixo ().

12 comentários:

thesarcasticway disse...

quinas!
Para quando um post sobre o Recreio de Águeda 83-84 ano unico em que esteve na 1ª divisão! Gostaria de ver o meu clube do coração representado neste blog! Se quiser até lhe faculto os dados desse época!

Quinas disse...

Sr. TheSarcasticWay,

Está para breve. Luz (ou Tibi) — Isalmar (ou Rodrigues Dias), Jorginho, Paulo César, e Sá Pereira — Nogueira, e Belo (ou Cambraia) — Flávio, e António Jorge [nas alas] — Ico, e César. Treinador: José «O Magriço» Carlos.

Mais ou menos assim...

É mais ou menos assim. Contudo não tenho estatísticas desse ano. Gostaria que me ajudasse, se puder, claro, em equipas do R.D. Águeda desde 1980 até por volta 1988-89.

Quanto mais dados eu conseguir, melhor e com mais rigor ficará o post.

Muito obrigado,
Quinas

thesarcasticway disse...

quando tiver tempo para tal envio a informação por mail!
Abraço!

jojoze disse...

Falta o guada-redes Vitor Amaral e o medio Alvaro Fernandes ,o Cicero foi do Portimonense para a Uniao e nao do Vitoria e o Barrinha veio da Juventude de Evora

Anónimo disse...

Tenho uma caderneta de cromos deste ano, e portanto com esta equipa do U. de Leiria. Se puder ajudá-lo em alguma coisa contacte:
joao_matias@hotmail.com

Anónimo disse...

ALGUÉM PODE-ME ENVIAR OS RESULTADOS DO LEIRIA NAS ÉPOCAS DE 77/78 E 78/79 (ANO DA SUBIDA). AGRADECIA

Anónimo disse...

Bem haja!

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que acho que este site tá excelente! Parabéns a quem ajuda na sua manutenção. Em segundo lugar, gostaria de dizer que existem um outro histórico em Leira. Chama-se Sport Clube Leiria e Marrazes e sua história esta ligada ao União de Leiria. Para qaundo um post sobre este clube de Leiria?

Obrigado! Filipe Henriques

Quinas disse...

Sr. Filipe Henriques,

Claro que sim. O Leiria e Marrazes também vai ter o seu lugar aqui. Contudo, ainda não tenho data para tal.

Gostaria de usar a oportunidade para lhe perguntar qual época, ou épocas, poremos considerer as de mais sucesso no historial do Leiria e Marrazes? Podemos começar por aí!

Obrigadíssimo,
Quinas

Filipe Henriques disse...

Bem haja!

Em primeiro quero agradecer pela resposta tão rápida e pedir desculpa pela demora na resposta ao seu ultimo comentário. Em segundo, deixo desde já um link ao para o site do Sport Clube Leiria e Marrazes e (uma vez que sou dessa localidade) vou tentar arranjar um historial o mais completo possivel para que tenha uma base decente com que possa então fazer um post.


www.sclmarrazes.net

Anónimo disse...

Algum dos amigos me pode esclarecer acerca do que se terá passado num "célebre" U.Leiria 1 Ac Viseu 2 (suspenso aos 75', por invasão de campo) isto aconteceu na época de 77/78.
Muito obrigado
S Santos

filipe oliveira disse...

pode ser tarde mas julgo que ainda vai a tempo.o Espirito Santo era central e o CICERO é que era defesa esquerdo e julgo que veio do v.Setubal para onde foi de novo depois de deixar a udl.

Quinas disse...

Caro Filipe Oliveira,

Muito obrigado pelo comentário. Tenho vários acréscimos e alterações para fazer a esse post. A razão é que tenho encontrado dados adicionais.

Eu pensei que o Espírito Santo fosse defesa lateral. Uma coisa eu já verifiquei é que ele era o lateral direito do Estrela de Portalegre de 1976-77 (veja no post n.º 77 — http://equipas-do-passado-1850.blogspot.com/2007/03/senhor-s.html), antes de ingressar na U. Leiria.

Ele foi trazido do Estrela de Portalegre para a União de Leiria pelo treinador Felix Mourinho – esse mesmo, o senhor pai do ‘Special One’.