quarta-feira, dezembro 21, 2005

13. — C.F. Belenenses, 1980-81

Plantel (*): Delgado, Jacinto João, Sambinha, Lima, 'Alexandre' Alhinho, Amílcar, Carlos Pereira, Eurico 'Caires', Carneirinho, Isidro, Nogueira, Pinto da Rocha, Baltazar, Alfredo, Djão, Moisés, Cepeda, e Francisco «O Paco» González.
Treinador(es): Perez Bandeira (não estou certo se terminou a época no cargo).
(*) Não está completo.


As Cinco perguntas:

1. → A que equipa e a que época se refere este plantel? (Respondido).
2. → Diga o nome do treinador, ou treinadores dessa época? (Respondido, parcialmente).
3. → Lembra-se da equipa-tipo, ou equipas-tipo dessa época?
4. → De onde eram provenientes as aquisições para essa época, e qual foi o destino dos jogadores que deixaram o clube no final dessa época?

5. → Que teve de significante essa época em relação ao histórial desse clube na I Divisão Nacional? (Foi a última época que o Belenenses teve sem conhecer o sabor da "descida").

Para ler comentários de outrem ou enviar os seus comentários, clique em “comments” aqui abaixo ().

15 comentários:

Anónimo disse...

este é o plantel do Belenenses em 1980/81, ainda que o Avelar não fizesse parte dessa equipa. só chegou na temporada seguinte.

rui malheiro

ẽtrudo disse...

Feliz Natal a todos!

Rapazes, estão-se esquecendo de Carlos Pereira, defesa lateral esquerdo. Esse jogador passou pelo Sporting, Estoril e Belenenses, e creio que é um dos adjuntos de Paulo Bento na equipa técnica do Sporting.

Quanto ou Avelar, não tenho a certeza se lá jogou ou não em 80/81. Se não jogou lá, em que equipa jogou? Eu sinceramente não me lembro.

Boas Festas, pessoal!!!

Anónimo disse...

Belenenses - Plantel completo 80/81:

GR: José Manuel Delgado, Jacinto João(ex-Salgueiros, voltou ao clube há dois anos como adjunto de Augusto Inácio) e Quim Barbosa.
D: Sambinha, Amílcar Fonseca, Alexandre Alhinho, Carlos Pereira, Carlos Lima, Tozé (ex-Sp. Farense), João Gomes, Luís Ferreira e Alfredo (ex-Vitória Guimarães)
M: Nogueira, Isidro Beato, Eurico Caires, Vítor Baltazar, Pinto da Rocha (ex-União de Lamas)
A: Carneirinho, 'Paco' Gonzalez (paraguaio), Galvanito (ex-Portimonense, salvo erro internacional sub-20), Moisés (brasileiro, ex-Leixões), Djão e João Cepeda.

treinador: Peres Bandeira.

equipa tipo (a minha aposta, ja que nao tenho comigo dados): Delgado - Sambinha, Alhinho, Carlos Pereira e Amílcar (o Alfredo também devia ser utilizado) - Eurico, Isidro, Baltazar, Nogueira - Paco Gonzalez, Cepeda (Djão).

Delgado e Amilcar sairam para o Portimonense ; Carneirinho regressou ao Brasil, suponho ; Paco González também saiu, assim como o Nogueira e o Isidro Beato.

11º lugar no campeonato, semi-finalista da Taça de Portugal (derrotado pelo Benfica no Restelo, 0-1).


rui malheiro

Anónimo disse...

o Avelar, em 80/81, jogava no Lusitano ; o Carlinhos também foi aquisição do Belenenses na época seguinte: 81/82, época em que chegaram também ao clube o Padrão, Luis Horta (de regresso), Vítor Gomes (também um regresso) e o brasileiro Biffe. essa época o clube desceu pela primeira vez de divisão na sua história, com Artur Jorge, Nelo Vingada, Manuel Pedro Gomes e Rodrigues Dias como treinadores (4 em 30 jogos).

de referir ainda em relação ao post anterior, penso que o Jimmy Hagan rendeu o Peres Bandeira durante a temporada, mas não tenho a certeza. Hagan que rumaria ao Estoril no final da época.

rui malheiro

FSantos disse...

Pouco lembrado, Moisés era um grande jogador, marcou golos extraordinários mesmo no ano em que o Belém desceu. Recordo-me de um golaço frente ao Boavista (1-0) e de outro frente ao VSC (2-2). Mas com apenas 5 ou 6 vitórias não se conseguiu evitar a descida.

Constantino disse...

Sabiam que o Raul Solnado é um fervoroso adepto do Belenenses?!!!

Quinas disse...

Leitores:
Um Feliz Natal a todos e a suas famílias!

Também, muito obrigado por tirar tempo ao seu tempo para participar nos assuntos deste blogue.

Ontem atualizei este "post". Por lapso meu incluí o Avelar e o Carlinhos. Como o nosso leitor e participante Rui Malheiro escreveu, o Avelar e o Carlinhos só ingressaram no Belenenses na época seguinte, 1981-82. Nessa época, o Artur Jorge foi o treinador que a começou, mas saiu cedo, creio que para o Portimonense.

Esta equipa é, de facto, a do Belenenses de 1980-81.

Anónimo disse...

Sr. Rui Malheiro,

Muito obrigado por participar, e estou imensamente grato pelo tipo e qualidade de dados que fornece a este blogue.

Obrigadíssimo,
Quinas

Dinis disse...

O Nelo Vingada tinha que ser um rapaz bem novo quando tomou o cargo de treinador do Belenenses na época de 1980/81? Já lá vão 25 anos, um quarto de século! O Artur Jorge também era bem novo, assim como ainda o era o Pedro Gomes. O Rodrigues Dias já era um homem habituado a essas lides de treinador, anteriormente no meu Sporting C.P.

Tuna disse...

Ainda me lembro bastante bem da 1.ª jornada de 1980/81. Era um Sábado à noite e o Belenenses recebia o Académico de Coimbra. O jogo terminou em 0-0, e foi um dos melhores jogos, e resultados, que o Académico fez nessa época de tão mau aproveitamento. Jogavam no Académico Melo, Parente, Camilo, Mário Wilson, Éldon, Aquiles, Nicolau, entre outros. O Académico até teve um princípio de época razoável, mas aos poucos se foi diluindo e acabou em último lugar. Essa foi talvez a pior época do(a) Académico(a) na I Divisão Nacional. Não sei se alguém se recorda dessa época.

E para quando uma equipa da Associação Académica de Coimbra?

ALCINDO disse...

MAS ESQUECERAM-SE DE MENCIONAR UM JOGADOR QUE NÃO APARECE NAS FICHAS NO INÍCIO DESSA ÉPOCA, MAS QUE FOI O MELHOR MARCADOR DO CFB NESSA ÉPOCA COM 4 GOLS. SÓ SEI O SEU APELIDO, QUE É PERIBALDO, E TB TENHO QUASE A CERTEZA QUE O MESMO JOGOU PELO MARÍTIMO NA ÉPOCA DE 1982/83. QUEM TIVER MAIS DADOS SOBRE ESSE JOGADOR BRASILEIRO, POR FAVOR ME CONTACTE.

Azul51 disse...

5. → Que teve de significante essa época em relação ao histórial desse clube na I Divisão Nacional? (Foi a última época que o Belenenses teve sem conhecer o sabor da "descida").
-----------------------------------
ISTO É FALSO.O Belenenses desceu na época 81/82,depois na época seguinte,82/83,subiu o Farense,tendo o Belenenses ficado em 3º lugar e em 83/84 subiu o Belenenses,tendo sido Campeão da 2ª Divisão e a única vez que esteve dois anos seguidos na 2ª Divisão.

Azul51 disse...

Quem foi,também,treinador do Belenenses no ano da descida,quando o artur Jorge deixou a equipa toda "minada",além dos mencionados,foi RUI CAÇADOR e não NELO VINGADA.

Vitor Estevão disse...

faltam ai nessa equipa o Paulo Ferreira que subiu dos juniores, o Paulo Jorge que veio do Farense já com a epoca iniciada e o Rui, um defesa central de cor que depois foi para a Asia. O Hagan substituiu o Peres bandeira durante a epoca e o Nelo Vingada era adjunto

carlosvelez disse...

amigos tive o prazer de estar hoje com o antigo jogador do belem (moises)onde falamos do belem, ele ref:Carneirinho os melhores jogadores da epoca 1982.
carneirinho jogava pouco mas quando entrava dava espetaculo, dito por moises.