quinta-feira, dezembro 15, 2005

11. — F.C. Barreirense, 1978-79

Equipa: Jorge 'Martins'; Trindade, Cansado, Frederico, e Amaral; Pavão, Carlos Manuel, e Alexandre; Araújo, Arnaldo, e Coentro Faria.
Treinador(es): Manuel de Oliveira (não estou certo se terminou a época no cargo).


As Cinco Perguntas:

1. → Quem era esta equipa, e qual era a época a que se refere? (Respondido).

2. → Quem era o treinador da equipa, e se ele concluiu a época? (Respondido, parcialmente).
3. → Quais destes jogadores jogaram na Selecção de Portugal, e quais foram seleccionados para o mundial de México em 1986? (Respondido).
4. → Quais destes jogadores se transferiram para clubes da I Divisão e continuaram as suas carreiras de futebolistas na I Divisão Nacional? (Respondido).
5. → Quem eram o capitão e o vice-capitão desta equipa?


Para ler comentários de outrem ou enviar os seus comentários, clique em “comments” aqui abaixo ().

35 comentários:

Anónimo disse...

barreirense 78/79? treinador: manuel de oliveira.

rui malheiro.

Narciso disse...

Essa é uma equipa interessante. Tem vários jogadores que singraram no futebol português. O Rui Malheiro parece estar correcto em relação ao nome da equipa e época, assim como ao treinador. Essa equipa não venceu o Sporting no Barreiro, creio que por 1-0? Eu creio que esse Sporting já estava sem o Jordão, que se havia lesionado contra o Famalicão umas semanas antes. Se alguém tiver conhecimento disso, deixe-nos saber.

Santos disse...

Esse jogador que está a defesa direito parece ser o Trindade que jogava no Boavista nos anos do José Maria Pedroto, 74/75 e 75/76, quando o Boavista terminou em segundo lugar e ganhou a Taça de Portugal. Deve ser esse, não é?

Também, o Frederico jogou no Boavista depois de ter passado pelo Benfica. No Boavista teve grande sucesso. No Benfica, o sucesso foi limitado.

€stevão disse...

O Narciso disse que o Barreirense de 78/79 venceu o Sporting no Barreiro. O Beira Mar até ganhou no Manuel de Melo ao Barreirense nessa época. Não me recordo de qual foi o resultado, mas sei que o Beira Mar ganhou lá no Barreiro. No ano seguinte o Cansado tranferiu-se para o Beira Mar, sabiam disso?

Sr. Quinas, e para quando uma equipa do Beira Mar?

Também, devo-lhe dizer que o seu blogue está fantástico. É tipo uma inciclopédia do futebol português que se está criando. Siga para a frente com o projecto!

Anónimo disse...

narciso,
o Barreirense defacto venceu o Sporting, de Milorad Pavic, por 1-0, com golo do Coentro Faria, cerca de um mês depois da lesão do Rui Jordão. curiosamente, o Barreirense depois desse triunfo atingiu o 4º lugar, com os mesmos pontos do Benfica, mas seguiu-se uma série de 11 jogos sem vencer, que acabou por ser determinante para a descida de divisão, não mais regressando ao escalão maior até hoje.
em relação ao lateral Trindade, confirmo tratar-se do mesmo jogador que representou o Boavista. aliás, foi uma das aquisições do Barreirense nesta temporada.
por fim, o Beira-Mar venceu os dois jogos frente ao Barreirense em 78/79: por 4-0 no Barreiro ; e por 1-0 em Aveiro, num jogo determinante na fuga à descida de divisão.

rui malheiro.

ẽtrudo disse...

Éna-pá, que conversa é que estão formando aqui. Esse F.C. Barreirense não é o Barreirense que na primeira jornada quase empatou na Luz contra o Benfica? Parece que o Benfica ganhou por 1-0, não recordo quem marcou, já bem perto do fim do jogo.

O Barreirense começou muito bem principalmente porque o Carlos Manuel teve um grande arranque de época; marcou golos em vários jogos nas primeiras jornadas.

E, quem eram esses outros jogdores que o Barreirense tinha como suplentes. Sinceramente já não me lembro de nenhum?

Dinis disse...

Sr. e(n)trudo,

Onde é que foi que arranjou esse acento que colocou em cima do "e"? Nunca vi semelhante coisa! De qualquer forma, está porreiro.

E esse Jorge guarda-redes: será que é o Jorge Martins, ou o Jorge que era o parceiro do Avelino na baliza do Portimonense na época anterior?

Anónimo disse...

Benfica 1-0 Barreirense, golo do Rui Lopes.
em relação ao Jorge, era o Jorge Martins, que na época anterior tinha representado o Vitória de Setúbal.

rui malheiro.

Flávio disse...

Essa quebra de apoveitamento, que levou a 11 jornadas sem vencer não teria a ver com o acidente que houve na aterragem do avião quando o Barreirense estava-se deslocando à Madeira para defrontar o Marítimo? Ou será que esse acidente ocurreu noutra época?

Constantino disse...

O avião que se acidentou na aterragem parece que não transportava os jogadores do Barreirense. Creio que transportava os árbitros para o jogo Nacional – Barreirense, mas da época anterior, 1977-78. Se alguém estiver por dentro do assunto, queira nos dar a saber do que se passou e quando foi que isso aconteçeu.

Tuna disse...

Esse Arnaldo parece que era o Arnaldo Silva do Marítimo. É engraçado. Ele andou no Marítimo, foi para o Barreirense e, depois, regressou ao Marítimo. Ele não parece que também andou no Ac. Viseu? Será que alguém sabe com mais detalhe da passagem do Arnaldo pelo futebol potuguês?

ẽtrudo disse...

E não vou ter eu que me en-treter aqui a explicar por que é que eu escrevo «en-trudo» assim?! Nada de especial, é só uma forma en-genhosa de escrever essa palavra. Por sinal, eu tenho um dicionário da língual portuguesa que tem duas palavras escritas com um til em cima do «e». As palavaras são en-arcado e en-arcar.

Falando de futebol, quem era esse Amaral e esse Alexandre. Não me lembro deles. Por onde é que andaram e que fizeram no mundo do futebol?

Quinas disse...

Muito obrigado caro Rui Malheiro. Essa equipa é, de facto, a do F.C. Barreirense de 1978-79. Trata-se da última época em que o F.C. Barreirense esteve na I Divisão Nacional. Eu já actualizei o "post" (ou a "postagem") com o nome da equipa e a época a que se refere.

Vasco disse...

O Barreirense terminou a época a jogar no Estádio das Antas contra o F.C. Porto, que com a vitória se estava consagrando Campeão National (apesar do Benfica, na Luz, estar a golear o Ac. Viseu), e acabou perdendo por 4-1, ou 5-1. Já não me lembro do resultado exacto.

Sabiam que o Barreirense, nesse jogo, acabou jogando nos últimos minutes contra 10 e nenhum jogador do F.C. Porto havia sido expulso ou havia saído por lesão.

Será que alguém se lembra do incidente e do que foi que aconteceu?!

Anónimo disse...

este Arnaldo é Arnaldo José da Silva, um guineense, que durante anos a fio foi a grande 'estrela' da CUF. passou depois pelo Montijo, Barreirense e Amora. já falecido, passou por dificuldades nos ultimos anos de vida, que o levaram a trabalhar penso que como porteiro no Benfica.

quanto ao Arnaldo Silva, é um jogador com um trajecto pelas divisões secundárias, mas com algumas passagens pela principal Liga. jogou no Portimonense e no Marítimo, por exemplo. é pai do Edinho, actual jogador do Paços de Ferreira.

rui malheiro.

Anónimo disse...

o questionário é complicado, vamos a ver : )

1 - já respondido atrás.
2 - Manuel de Oliveira, penso que foi substituido antes do final da temporada.
3 - Jorge Martins, Frederico e Carlos Manuel.
4 - não é fácil, mas de cabeça aqui vai:

Jorge Martins - Vitória de Setúbal e Belenenses ;
Trindade - Boavista ;
Cansado - Beira-Mar ;
Frederico - CUF, Benfica, Boavista, Vitória Guimarães, Estrela da Amadora e Leixões ;
Amaral - Boavista e Sp. Espinho ;
Carlos Manuel - Benfica, (Sion), Sporting, Boavista e Estoril ;
Araújo - Benfica ;
Coentro Faria - Montijo e Vitória de Setúbal ;
Arnaldo - CUF, Montijo e Amora;

5 - não faço ideia. arrisco Cansado e Alexandre.

rui malheiro

ẽtrudo disse...

Será que alguém tem conhecimento do avião que se acidentou na aterragem no aeroporto do Funchal na altura que o Barreirense estava a caminho para jogar com uma das equipas madeirenses. O Flávio mencionou o acidente e o Constantino disse que o acidente foi na época anterior a 78-79.

Será que alguém se lembra dessa ocurrência?

Tuna disse...

Um muito obrigado ao Rui Malheiro por explicar por onde passaram esses dois (eu até pensei que se tratava do mesmo) Arnaldo(s) Silva(s).
Rui, em que época é que ele jogou no Montijo?
Também, alguém por acaso ainda se lembra de quem eram os suplentes mais utilizados do Barreirense de 78-79? Muito obrigado.

Antunes

ẽtrudo disse...

A razão que o Barreirense acabou jogando contra 10 foi que o Gomes do F.C. Porto resolveu abandonar o terreno de jogo e ir para os balneários uns poucos de minutos antes do jogo terminar para não ser agarrado pelos adeptos durante a invasão de campo, que ia acontecer para festejar o Título de bi-Campeão que o F.C. Porto estava conquistando. A vitória estava segura e parece que já não havia substituições por fazer.

Vasco disse...

Eu tenho um cromo com a foto duma equipa do F.C. Barreirense de 1978-79. Eu vou procurar esse cromo e lá verificarei quem é que portava a braçadeira de capitão. Entre hoje e amanhã eu vou conseguir encontrar esse cromo.

Dinis disse...

Sabem se o Carlos Manuel vei dos juniores do Barreirense ou se veio de outro clube. Nesse caso, de onde é que o Carlos Manuel veio? O Carlos Manuel era bastante novo quando representou o Barreirense na I Divisão em 1978/79.

Constantino disse...

Dinis,
O Carlos Manuel era proveniente da CUF do Barreiro. Ele havia jogado na CUF de 1977/78 na II Divisão Nacional zona Sul.

Entretanto estamos esperando que o Vasco encontre esse cromo com a foto da equipa do Barreirense de 1978/79 para nos revelar quem era que "portava" a braçadeira de capitão. Ele vai encontrá-la, se Deus quizer.

Um Feliz Natal para todos os bloguistas de Equipas do Passado,

Contantino Fernandes

ẽtrudo disse...

E o Vasco continua sem conseguir encontrar esse cromo com a foto da equipa do Barreirense de 1978/79. Vasco, você se calhar misturou-o com os presentes de Natal. É pena. Agora vamos ter que esperar até que alguém o encontre e o devolva.

Será que alguém ainda se lembra do aproveitamento (resultados) do Barreirense contra o Ac. Viseu, Académico de Coimbra, Famalicão, e Marítimo (do Beira Mar já sabemos!)? Essas eram as equipas ao nível do Barreirense. O Ac. Viseu, na sua primeira época na I Divisão, era claramente inferior aos outros (só tinha Vaz, José Freixo, Brandão, Pedro Paulo e Joaquim Rocha como jogadores de qualidade em termos futebolísticos).

Vasco disse...

Sr. E(n)trudo, não foi bem assim. Simplesmente tenho andado bastante ocupado.

Aqui vai: O jogador com a braçadeira de capitão nessa foto é o guarda-redes Jorge Martins. Portanto, ele devia ser o capitão de equipa.

Luís Nobre disse...

Por acaso a foto de que falam não é a que tenho em http://futebolmargemsul.blogspot.com?

Anónimo disse...

O Manuel de Oliveira foi substituido pelo 'magriço' José Augusto, após a 17ª jornada do campeonato.

rui malheiro.

Vasco disse...

Luís,

É exactamente desse cromo (foto de equipa) que se trata. Muito obrigado por ter enviado essa nota.

E essa equipa do Montijo? Que saudades!!!

E essa equipa da CUF? Que saudades também!!!

Quinas disse...

Luís, no seu blogue, essas fotos de cromos do Montijo são de 1975-76, não de 1976-77. Eu lembro-me dessa colecção. Era uma colecção de caricaturas que incluia as 16 equipas da 1.ª Divisão mais três da 2.ª Divisão (Varzim, Montijo e Portimonense), que acabaram sendo as equipas que subiram de divisão.

Também, o Rachão jogou no Montijo de 1975-76, e não no de 1976-77. Em 1976-77 o Rachão jogou no Clube Académico de Coimbra.

Obrigado,
Quinas

carlos alves disse...

plantel do barreirense 78-79:
g.redes-jorge,quim pereira e nélinho-defesas-romão,cansado,frederico,trindade,amaral,serra,castro,loia,veiga e correia nunes-médios-alexandre,praia,carlos manuel,pavão,arnaldo,araujo,jose joaoa,carlos alberto e campora-avançados-coentro faria,andrade,zéquinha,diallo,julio(nhama),indio,joao cabral,rui ferreira e piloto.treinador-manuel oliveira substituido por jose augusto em 26 de janeiro de 1979

carlos alves disse...

fcb-78-79.
JORGE-(1954)-barreirense,v.setubal,benfica,farense,belenenses,quimigal.CANSADO.(1955)-barreirense,beira-mar e estoril.FREDERICO(1957)-cuf,barreirense,benfica,boavista,guimarães,e.amadora e leixões.ALEXANDRE(1952)-cuf,sporting,nazarenos,vila real,u.tomar e barreirense.PRAIA(1947?)leixões,benfica,setubal,barreirense,varzim e montijo.CARLOS MANUEL(1958)cuf,barreirense,benfica,sion,sporting,boavista,estoril.ARNALDO(1944-já falecido)bissau e benfica,cuf,vilanovense,leixões,montijo,barreirense,amora.almeirim,vendas novas e seixal.ARAUJI(1958)-cuf,barreirense e benfica.CAMPORA(uruguaio)-nacional de montevideu,sp.recife do brasil,barreirense e v.setubal.COENTRO FARIA(1951)cuf,montijo,barreirense,setubal,juventude evora e estoril.JOAO CABRAL(1956)mindelo cabo verde,barreirense,cartaxo,alcobaça,v.setubal,famalicão,farense,juventude evora,peniche e alcacerense.

carlos alves disse...

o capitão era o jorge martins e o sub capitão era o arnaldo

carlos alves disse...

alguns resultados dessa epoca:benfica-1-fcb 0:belenenses-2 fcb-3;boavista-0 fcb-3;fcb-1-sporting 0,fcb-0 beira mar-4;v.setubal-0 fcb-0.

Quinas disse...

Sr. Carlos Alves,
Muito obrigado por ter participado e, claro, pelos fabulosos dados que ofereceu. Estão fantásticos. Eu estou planeando melhorar esse mesmo post do F.C. Barreirense 1978-79. Para isso eu gostaria de lhe pedir para me contactar, caso não seja incómodo.

Eu estou tentando saber certos detalhes desse Barreirense para valorizar este post ainda mais.

O meu e-mail é o seguinte: quinasdabola@yahoo.com
Também me poderá dizer como é que eu o posso contactar.


Muito Obrigado,
Quinas

ALCINDO disse...

GOSTAVA DE SABER O NOME COMPLETO DESSE JULIO. OBRIGADO.

Anónimo disse...

O Campora apesar de fazer parte do plantel não fez nenhum jogo.Retirou-se do futebol nesta época,continuando a viver no Barreiro,onde constituiu familia.