quarta-feira, junho 06, 2007

88. — Juventude de Évora, 1977-78

+++
+++++
+++++++
+++++++++
+++++++++++

═══════════════════════════════════════════════════════
LAPA, GR•1 (antes no Atlético; depois nos Nazarenos)
ANTONINHO, GR•2 (também no Lus. Évora) {em que épocas é que representou o Lus. Évora?}
GR•3 {quem seria o 3.º guarda-redes?}
═══════════════════════════════════════════════════════
MODAS, LD (no Gin. Alcobaça em 82-83) 2G.
RICARDO, DC’ 1G. {em que outros clubes jogou?}
FERNANDO SOUSA, DC” {em que outros clubes jogou?}
JOSÉ LUÍS, LE, ME, DC (depois no V. Setúbal, no F.C. Porto, no Lus. Évora) 6G., (+1GL. [mais 1 golo na liguilha])
ARTUR, D? {em que outro clubes jogou?} {defesa, por que lado?}
SANTOS, D? {em que outros clubes jogou?} {defesa, por que lado?}
FALÉ, D? {este FALÉ teria algo a ver com o FALÉ dos anos 50, que jogava no Lus. Évora?}
SÉRVULO, D? {pouco conhecido, não é?}
► ?
═══════════════════════════════════════════════════════
FERRO, MD 3G. {em que outros clubes jogou?}
LELO, MC (no Gin. Alcobaça em 82-83) (1GL.)
Fernando PERES, ME, IE (Internacional A – antes no Belenenses, no Sporting, no Vasco da Gama, no Bahia, no F.C. Porto) (1GL.)
TELES, M? (nos Nazarenos 80-81; depois no Amora) 2G. {médio, por que lado?}
CILA, M? {médio, por que lado?} {seria este o mesmo Renato CILA, que representou o U. Coimbra em 72-73 [veja o post]}
JOHNNY, M? 1G. {seria o JOHN do Portalegrense de 76-77?} {com um ou dois "N" ?}
GERRINHA, M? {em que outros clubes jogou?} {médio, por que lado?}
► ?
═══════════════════════════════════════════════════════
ARNALDO JOSÉ, ED (antes na U. Leiria, no Portalegrense) 13G., (+1GL.)
EDMILSON, PL (também no V. Setúbal, no Portimonense) 9G., (+2GL.) {em que épocas representou o V. Setúbal e o Portimonense?} {qual era a sua nacionalidade?}
JERÓNIMO, EE (depois no Estoril) 18G., (+3GL.) {quantos golos marcou, 18 ou 21?}
ALVES, Av? {em que outros clubes jogou?} {avançado, por que lado, que tipo?}
?
► ?
► ?
═══════════════════════════════════════════════════════
Desconheço a Posição:
?
?
?
═══════════════════════════════════════════════════════
Auto-Golos:
►► ? — [parece que há um]
═══════════════════════════════════════════════════════
Treinador: Fernando Peres da Silva (era jogador-treinador)
——————————————————————————————————————
Presidente: {qual era o nome do presidente?}
——————————————————————————————————————
Recinto: Estádio Sanches de Miranda
═══════════════════════════════════════════════════════
►►► posições, símbolos
.
.
Em 1977-78, efectivamente, a equipa azul e branca – O Juventude Sport Clube [blog] – esteve a um minuto (!) do escalão maior. Uma equipa de onde haviam saído o goleador Pereira (para o Lusitano de Évora), bem como o guarda-redes Marcos, e ainda Mulatinho, Humaita, Zinho, Mitó e Torres, resultou todavia reforçada com a aquisição de elementos de grande qualidade como o guardião do primodivisionário Atlético Lapa, o ex-sportinguista e internacional Fernando Peres, que seria jogador-treinador, e o ponta-de-lança do Portalegrense Arnaldo José. Era uma equipa bastante coesa, e que realizou um campeonato extremamente regular, no qual quase nunca largou a luta pelos primeiros lugares.
Depois de ter terminado em segundo lugar a dois {seria de dois a diferença?} pontos (a duas jornadas do fim a distância era apenas de um ponto, mas uma derrota no Montijo na última jornada selou as contas finais) do Barreirense de Jorge Martins, Frederico, Araújo e Carlos Manuel, mesmo vencendo os dois jogos com a equipa da margem sul, 2-0 em Évora na primeira jornada, e 1-0 a abrir a segunda volta no D. Manuel de Mello, o Juventude apurou-se para a então liguilha de promoção, onde defrontou os segundos classificados das zonas centro (Académico de Viseu) e norte (Aliados de Lordelo), para definir o quarto novo primodivisionário.

Nessa pequena competição a três, a equipa eborense chegou à penúltima jornada, e seu último jogo (no mal fadado dia 10 de Junho de 1978), apenas com necessidade de empatar em terras de Viriato para subir à primeira divisão – perdera em Lordelo por 1-2, e vencera em casa os do norte por 4-0 (numa tarde inspirada de Jerónimo que fez um hat-trick) e os do centro por 3-2. Aos 89 minutos do jogo de Viseu registava-se uma igualdade a um – tendo o golo do Juventude sido apontado por Fernando Peres. Todavia, num lance ensombrado pela polémica, os viseenses marcaram o golo da vitória por intermédio de Penteado nos derradeiros instantes, lavando em lágrimas toda uma cidade que escutava, junto à antiga sede no Pátio do Salema, o relato da partida.
O Juventude mantinha ainda as esperanças, pois se na última jornada o Académico de Viseu perdesse em Lordelo, eram os alentejanos que subiam. Isso não se verificou, embora uma vez mais tenha sido a polémica a conduzir o Académico de Viseu ao empate a um, depois de ter estado a perder durante muitos minutos.
O sonho foi-se, mas ficaram na história do Clube esses homens que tão perto estiveram de o concretizar. A equipa tipo juventudista era constituída por Lapa, Modas, Ricardo, Fernando Sousa, José Luís, Ferro, Lelo, Peres, Arnaldo José, Edmilson e Jerónimo (melhor marcador da equipa com 21 golos – 18 na fase regular e 3, via hat-trick, na liguilha). Jogavam também frequentemente Teles, Artur, Johny e Cila. O guarda-redes suplente era o histórico Antoninho.
Eis os marcadores na fase regular: Jerónimo (18 golos), Arnaldo José (13), Edmilson (9), José Luís (6), Ferro (3), Teles (2), Modas (2), Johnny (1), Ricardo (1) – e falta um golo, possivelmente um auto golo. Eis, também, os marcadores na liguilha: Jerónimo (3 golos, que foram um hat-trick), Edmilson (2), Arnaldo José (1), José Luís (1), Lelo (1) e Peres (1). E esta foi a sequência de resultados: 1.ª volta — VDDVV EEEVV VDVEE; 2.ª volta — VVEVD VEVVV DVVVD; Liguilha — Derrota, Vitória, folga, Vitória, Derrota, folga. A maior goleada foi de 7-0 ao Luso do Barreiro na 9.ª jornada.
Para completar, vou adicionar que o Juventude foi a equipa com o ataque mais realizador da época, 56 golos, que representava mais 5 que o Barreirense, primeiro classificado. As deficiêscias andaram mais pelo lado da defesa. O Juventude, apesar de ser a segunda equipa menos batida da prova, sofreu mais nove golos que o Barreirense, chegando a um total de 28 golos em 30 jornadas. Isso representa quase um golo sofrido por cada jogo realizado. Aproveitamento na fase regular: 30 jogos, 17-7-6, 56-28 em golos, 41 pontos, 2.º lugar – e apuramento para a liguilha de promoção. Aproveitamento na liguilha: 4 jogos, 2-0-2, 9-6 em golos, 4 pontos, 2.º lugar – o que não deu para a subida à 1ªDN.
.
Origem: Texto fornecido pelo Sr. LF, leitor e comentador deste blog, e que é o autor do blog «Vedetas da Bola». Nesse blog poderá encontrar este texto, que faz parte de um post, excelentemente escrito, sobre a história do Juventude de Évora.
.
.
Eis os resultados da liguilha de 1977-78, jornada a jornada:

.
Jornada 1: Aliados de Lordelo – Juventude de Évora, 2-1
Jornada 2: Juventude de Évora – Académico de Viseu, 3-2
Jornada 3: Académcio de Viseu – Aliados de Lordelo, 3-1
Jornada 4: Juventude de Évora – Aliados de Lordelo, 4-0
.
Classificação após a 4.ª jornada:
1.º Juventude 4 pontos
2.º Ac. Viseu 2 pontos
3.º Aliados de Lordelo 2 pontos
.
Jornada 5: Académico de Viseu – Juventude de Évora, 2-1
Nota: Em caso de empate o Juventude fazia 5 pontos e ficava em vantagem no confronto directo, assegurando a subida à 1ªDN.
.
Jornada 6: Aliados de Lordelo – Académico de Viseu, 1-1
.
.
Classificação final da liguilha de 1977-78:
.
1.º Académico de Viseu. . . . .4 2 1 1 8-6 5 pontos
2.º Juventude de Évora. . . . .4 2 0 2 9-6 4
3.º Aliados de Lordelo. . . . .4 1 1 2 4-9 3
.
Esta foto,
tão gentilmente enviada pelo Sr. LF, leitor e comentador deste blog – também autor do excelente blog «Vedetas da Bola» –, mostra uma equipa do Juventude de Évora de 1977-78. Em cima, da esquerda para a direita: Lapa (gr), Ricardo, Artur, Fernando Sousa, Ferro, e Modas (cap.). Em Baixo: José Luís, Edmilson, Lelo, {quem seria este garoto que está na foto?} Arnaldo José, e Jerónimo.
.
.
Nota de Agradecimento:
— Com estas palavras, quero agradecer ao Sr. LF, autor do blogue «Vedetas da Bola», pelo texto enviado, assim como pelos nomes dos jogadores que faziam parte desse plantel e dados estatísticos relacionados com os mesmos, assim como por ter disponibilizado a foto dessa equipa acima inserida.
.
Obrigadíssimo,
Quinas
.

14 comentários:

Dinis disse...

Por acaso, alguém sabe quem fazia parte dessa equipa do Aliados de Lordelo? Parece ter sida a melhor época no historial desse clube.

Dingo disse...

Excelente post. Que eu saiba, no Aliados de Lordelo de 1977/78 jogava o Jaime Pacheco. Um par de épocas mais tarde ingressaria no F.C. Porto, sendo colega do Jaime Magalhães. Na altura era Jaime I e Jaime II, isto no F.C. Porto. Creio que o Jaime I era o Pacheco, e o Jaime II era o Magalhães.
.

LF disse...

Quanto às dúvidas expressas no plantel, apenas poderei acrescentar que Ferro terá jogado também nos Nazarenos, que Antoninho jogou no Lusitano no início dos anos 70, que Edmilson era brasileiro e jogou no Portimonense em 1975-76, e saíu do Juventude em 1979 para o V.Setúbal. Jerónimo marcou 18 golos na fase regular, e 3 na Liguilha, curiosamente todos no mesmo jogo (vitória 4-0 sobre o Lordelo.

Era interessante que alguém do Barreirense e do Académico de Viseu pudessem acrescentar algo a esta temporada.

PS: O miúdo da foto bem poderia ser eu. Mas de facto não sei quem é...

Um abraço

Gonçalo disse...

Amigo Quinas não pode pôr um post do Odivelas?

LF disse...

CLASSIFICAÇÃO DA ZONA SUL 77/78

BARREIRENSE.. .30 17  9  4 51-19 43
Juv. Évora .. .30 17  7  6 56-28 41
Montijo. . .. .30 14  9  7 50-34 37
Atlético . .. .30 14  5 11 47-33 33
CUF. . . .. . .30 12  9  9 36-29 33
Amora. . .. . .30 11 10  9 44-40 32
Olhanense.. . .30 13  5 12 35-29 31
Almada . .. . .30  9 11 10 30-42 29
Farense. .. . .30  9 10 11 40-43 28
Odivelas .. . .30 10  8 12 29-46 28
C.Piedade. .. .30  9  9 12 27-39 27
Nacional . . .30  9  8 13 32-39 26
Sesimbra . . .30  9  7 14 26-32 25
Lus.Évora.. . .30  6 12 12 28-35 24
Vasco da Gama..30 10  4 16 43-55 24
Luso . . . .. .30  5  7 18 18-49 17

Anónimo disse...

alguém sabe os resultados do Juventude nessa época? e do lusitano?

abraço

LF disse...

Os do Lusitano não sei.
Os do Juventude foram os seguintes, por ordem de jornadas:

c.Barreirense 2-0 Ferro (2)
f.Vasco da Gama 2-3 Jerónimo e Edmilson
c.Olhanense 0-1
f.Odivelas 3-1 Jerónimo, Edmilson e Arnaldo José
c.Atlético 3-0 Jerónimo, José Luís e Arnaldo José
f.Cova da Piedade 1-1 Jerónimo
c.Nacional 2-2 José Luís e Arnaldo José
f.Lusitano 1-1 Jerónimo
c.Luso 7-0 Jerónimo, Arnaldo José(3), José Luís, Edmilson e Ricardo
f.CUF 3-1 Jerónimo (2) e José Luís
c.Farense 2-1 Jerónimo (2)
f.Sesimbra 2-3 Teles e Johnny
c.Amora 3-1 Edmilson, Modas e Ferro
f.Almada 1-1 Arnaldo José
c.Montijo 1-1 Arnaldo José
f.Barreirense 1-0 Arnaldo José
c.Vasco da Gama 3-1 Arnaldo José, Modas e Jerónimo
f.Olhanense 0-0
c.Odivelas 4-0 Jerónimo (2), Peres e José Luís
f.Atlético 1-3 Arnaldo José
c.Cova da Piedade 3-1 Arnaldo José, Jerónimo e José Luís
f.Nacional 0-0
c.Lusitano 1-0 Jerónimo
f.Luso 1-0 Edmilson
c.CUF 1-0 Edmilson
f.Farense 2-4 Edmilson e Jerónimo
c.Sesimbra 2-1 Edmilson e Arnaldo José
f.Amora 2-1 Jerónimo e Teles
c.Almada 2-0 Jerónimo e Edmilson
f.Montijo 0-1

LIGUILHA
f.Lordelo 1-2 Edmilson
c.Viseu 3-2 Edmilson, José Luís e Lelo
c.Lordelo 4-0 Jerónimo (3) e Arnaldo José
f.Viseu 1-2 Peres

LF disse...

Já agora permitam-me que faça um pedido.
Alguém tem a sequência de 1978-79 e 1979-80 da Zonal Sul II Div?

Eu tenho o calendário de 1978-79, e a matriz de resultados de 1979-80.
Precisava da matriz de 1978-79, e do calendário de 1979-80, para fazer a junção e conseguir assim a sequência.
Quem me pode ajudar ?

Nuno disse...

Olá,

Está aqui mencionado que o Fernando Peres jogou no F.C. Porto! Não sabia que o Peres havia jogado no F.C. Porto. Sabia sim que havia jogado no Belenenses, na Selecção, no Sporting, na Académica (em 68/69), e em dois ou três clubes no Brasil. No F.C. Porto é que não sabia que tinha jogado!

Sabem em que época é que o Fernando Peres jogou no F.C. Porto?

Quinas disse...

Amigo Nuno,

O Fernando Peres jogou nesses clubes que você mencionou, incluindo a Selecção Nacional. Mas, também jogou no F.C. Porto. Isso foi em 1974-75, e jogou em 15 dos 30 jogos! O F.C. Porto de 1974-75 terminou em 2.º lugar.

LF disse...

Por acaso também não sabia que tinha jogado no F.C.Porto.

Nesta época (77-78) foi jogador treinador do Juventude, e na época seguinte apenas treinador, levando de novo a equipa à liguilha.

Depois penso que orientou o Guimarães, o U.Leiria entre outras equipas, voltando a Évora nos anos 80 mas sem os mesmos resultados.

Não estou certo, mas suponho que reside em Évora.

Narciso disse...

Também, confirmo que o Fernando Peres jogou no F.C. Porto.Não sou conhecedor dos detalhes, mas o Fernando Peres, de 1967 para a frente foi um LEVANTADOR polémicas! Primeiro no que respeita à tranferência para a Académica em 1968/69; depois no regresso ao Sporting na época seguinte; mais tarde por volta de 1971/72 ao não aceitar com bons olhos que o Yazalde tinha um salário superior ao seu; depois no regresso a Portugal, vindo do Brasil, após o 25 de Abril; depois no F.C. Porto também atravessou tempos agitados.E… tenho quase a certeza que as suas passagens por Évora (Juventude) e Leiria (União) tiveram os seus momentos de agitação.

LF disse...

Em Évora, pelo menos nesses dois anos (77-78 e 78-79) tudo correu bem. Isto é, apesar da frustração de não se subir de divisão, foram duas das melhores épocas de sempre do clube, e apesar de ser ainda criança não me recordo de nenhuma polémica.

Da sua segunda passagem não tenho memória tão viva, embora saiba que os resultados foram bem piores.

Anónimo disse...

Amigo narciso tem toda a razao o Peres teve os seus momentos agitados tambem que eu saiba no juventude na decada de 90 o gajo escondia-se atras da porta do balneario a houvir as conversas dos jogadores pelo que houvi comentar fraca personagem... normal foi corrido, mas pergunte ao IF que ele deve saber da historia