terça-feira, março 27, 2007

80. — C.F. Estremoz «Juvenis», 1980-81

Uma equipa para recordar!

═══════════════════════════════════════════════════════
JAIME Oliveira, GR•1 (na 2.ª época de juvenis e nos seniores jogou a avançado, e com muito sucesso)
JOAQUIM LAGARTO, GR•2

GR•3 {haveria 3.º guarda-redes?}
═══════════════════════════════════════════════════════
JOSÉ BRITES, LD
ANTÓNIO DURÃO, DC’ [era dos melhores jogadores da equipa]
HUMBERTO FRADE ouBETO”, DC” [era dos melhores jogadores da equipa]
PAULO CANHOTO, LE {CANHOTO de nome, ou por ser esquerdino?}
INÁCIO COIMBRA, LD
ROCHA, DC
JOSÉ GALINDRO, LD
► ?
► ?
═══════════════════════════════════════════════════════
EDMUNDO, MC’, MD, ID [talvez fosse o melhor jogador da equipa]
PAULO GONÇALVES ouGORDINI”, MC" [era um dos melhores jogadores da equipa]
Joaquim José “QUIM-ZÉ”, ME {devia ser esse o seu nome?}
JOÃO ROMÃO, MC
VÍTOR CEBOLA, M?
TOMÉ GANCHO, M?
► ?
► ?
═══════════════════════════════════════════════════════
ERNESTO, ED, AD, Av [era um dos melhores jogadores da equipa]
PAULO GOMES, QD, Av [era um dos melhores jogadores da equipa]
José Manuel Almas “MATINE”, QE, Av
JOÃO MONTEIRO, Av
LAVADO, Av
► ?
► ?
═══════════════════════════════════════════════════════
Desconheço a Posição:
?
?
═══════════════════════════════════════════════════════
Auto-Golos [haveria algum para mencionar?]:
►► ?
►► ?
►► ?
═══════════════════════════════════════════════════════
Treinador: José Mourinha (antigo jogador do C.F. Estremoz)
——————————————————————————————————————
Presidente: {sabe o nome do presidente?}
——————————————————————————————————————
Recinto: Campo Municipal de Estremoz {não se chamaria «Estádio Municipal de Estremoz»?}
═══════════════════════════════════════════════════════
►►► posições, símbolos
.
.
As épocas de 1980-81 e 1981-82 foram os anos de ouro do Clube de Futebol de Estremoz a nível futebolístico, e tratava-se da equipa de juvenis! Esse periodo superou mesmo, em termos de entusiasmo, as épocas em que a equipa sénior se sagrou campeã distrital e ascendeu à 3ªDN. Duas épocas em que a equipa de juvenis esteve entre as 16 melhores equipas a nível nacional.
Esta equipa – o C.F. Estremoz «Juvenis», 1980-81 –, na altura, era um conjunto de características ofensivas e que por vezes, com o seu futebol envolvente e bonito, dava bons espectáculos. Lembro-me de no jogo do Estádio da Luz – derrota por 3-0 – o público mesmo afecto ao Benfica ter aplaudido a exibição da equipa do Estremoz.
Em resumo, a equipa do C.F. Estremoz «Juvenis», 1980-81, sagrou-se campeã distrital de Évora, com 15 vitórias, 6 empates e 1 derrota, 45 golos marcados e 11 sofridos, somando 36 pontos. Esta equipa viria a disputar posteriormente uma Fase Distrital que, salvo erro, na altura era disputada em 16 séries de 4 equipas cada, num total de 6 jogos para cada uma das equipas, assim como a Taça Nacional de Juvenis, Zona D, formada igualmente por 4 equipas, onde realizou outros 6 jogos.
.
.
Resultados da Fase Distrital 14.ª Série [salvo erro]
.
Eléctrico de Ponte de Sôr, 1 – C.F. Estremoz, 1
C.F. Estremoz, 0 – Eléctrico, 0
C.F. Estremoz, 3 – Fronteirense, 0
Fronteirense, 0 – C.F. Estremoz, 4
União de Montemor, 1 – C.F. Estremoz, 1
C.F. Estremoz, 1 – União de Montemor, 0
Aproveitamento: 6 jogos, 3-3-0, 10-2 em golos, 9 pontos, e 1.º lugar [?].
.
.
Taça Nacional de Juvenis, Zona – D
.
C.F. Estremoz, 2 – MTBA, 1
MTBA, 2 – C.F. Estremoz, 0
C.F. Estremoz, 0 – Benfica, 3
Benfica, 3 – C.F. Estremoz, 0 (fui ver este jogo ao relvado do Estádio da Luz numa excursão, na altura era miúdo [palavaras do leitor que enviou estes dados]).
União de Tomar, 2 – C.F. Estremoz, 1
C.F. Estremoz, 0
– União de Tomar, 2
Aproveitamento: 6 jogos, 1-0-5, 3-13 em golos, 2 pontos, 4.º lugar.
.
.
Eis a lista dos elementos que formavam essa equipa:
Guarda-redes:
— Jaime Oliveira, e Joaquim Lagarto.
Defesas:
— Inácio Coimbra (lateral direito), Paulo Canhoto (lateral esquerdo), António Durão (defesa central), Rocha (defesa central), José Galindro (lateral direito), José Brites (lateral direito), e Humberto Frade "Beto" (defesa central).
Médios:
— João Romão (médio centro), Edmundo (médio direito, médio interior direito), Ernesto (extremo direito ou avançado), Paulo Gonçalves (médio ssquerdo [?]), Quim-Zé (médio esquerdo [?]), Vítor Cebola, e Tomé Gancho.
Avançados:
— Paulo Gomes, José Manuel Almas "Matine", João Monteiro, e Lavado.
Treinador:
— José Mourinha (antigo jogador do clube).
.
Nota: Existem aqui jogadores que eu não sei a sua posição, ou seja se eram médios direito ou esquerdo, no entanto, todos os jogadores estão na posição em que jogaram à época.
.
.
A equipa-tipo seria:
Jaime Oliveira (que curiosamente no 2.º ano de juvenis e nos seniores jogou como avançado); José Brites, António Durão, Humberto Frade “Beto”, e Paulo Canhoto; Ernesto (ala direita), Edmundo (centro-direita), Paulo Gonçalves (centro-esquerda), e Quim-Zé (médio esquerdo); Paulo Gomes, e Matine.
Outros bastante utilizados: Inácio Coimbra, João Romão, Vitor Cebola, e Tomé Gancho.
.
Jaime (guarda-redes), António Durão, Humberto Frade "Beto", Paulo Gonçalves "Gordini", Edmundo, Ernesto e Paulo Gomes eram os jogadores que mais se destacavam na equipa. Talvez fossem os de maior valor individual e que sobressaiam dos demais. O Edmundo foi dos melhores jogadores que vi jogar a este nível. Não sei mesmo se não teria nível para jogar posteriormente numa 1.ª divisão nacional. Era um excelente médio e penso que, na altura, foi à experiência ao Belenenses.
Creio que nenhum fez carreira no futebol a nível nacional, pois alguns foram a juniores e abandonaram o futebol logo a seguir, e os que continuaram, como seniores, fizeram-no nos campeonatos distritais.
Esta foi a 1.ª época de ouro do futebol juvenil do Clube de Futebol de Estremoz, que continuou na senda das vitórias na época seguinte. Creio que esta Taça Nacional que disputou correspondia às melhores 16 equipas nacionais à época.
.
O leitor adepto do C.F. Estremoz disse: «Bons tempos em que eu ainda muito miúdo ia ver os jogos de juvenis do Estremoz em duas épocas de glória (1980/81 e 1981/82) em que as cores pretas e vermelhas foram agitadas a nível distrital, e mesmo nacional, pois ficar entre os 16 melhores equipas de juvenis nacionais não foi para muitos, e para um clube pobre e do interior é de louvar-se este registo».
Origem: Testo escrito com base em alguns dos comentários enviados pelo amigo adepto do C.F. Estremoz.
.
.
Nota de Agradecimento:
— Com estas palavras, quero agradecer ao amigo adepto do C.F. Estremoz, leitor e comentador deste blogue, que tão gentilmente forneceu, em vários dos seus comentários, os nomes dos jogadores que fizeram parte desta equipa, assim como outros dados de grande interesse relativos a essa, e várias outras épocas e equipas do C.F. Estremoz.
.

Obrigadíssimo,
Quinas
.

42 comentários:

Anónimo disse...

Anonymous said...

A equipa de Juvenis do Estremoz - época - 1980/81 que se sagrou campeã distrital com 15 Vitórias - 6 - Empates e 1 - Derrota (45 Golos Marcados e 11 - Sofridos) - somando 36 Pontos, disputando posteriormente uma Fase Distrital que salvo erro na altura era disputada em 16 séries de 4 clubes, a equipa era constituída pelos seguintes jogadores:
Guarda - Redes:
Jaime Oliveira e Joaquim Lagarto.
Defesas:
Inácio Coimbra (Lateral Direito); Paulo Canhoto (Lateral Esquerdo), António Durão (Central), Rocha (Central), José Galindro (Lateral Direito), José Brites (Lateral Direito) e Humberto Frade "Beto" (Central).
Médios:
João Romão (Médio Centro); Edmundo (Médio Direito), Ernesto (Extremo Direito/Avançado), Paulo Gonçalves (Médio Esquerdo ?), Quim - Zé (Médio Esquerdo ?), Vitor Cebola e Tomé Gancho.

Avançados:
João Monteiro; Lavado, Paulo Gomes e José Manuel Almas "Matine".

Treinador: José Mourinha.

Existem aqui jogadores que eu não sei a sua posição ou seja se eram médios direito ou esquerdo, no entanto todos os jogadores estão na posição em que jogaram à época.

A equipa tipo seria: Jaime Oliveira que curiosamente no 2º ano de Juvenis e nos Seniores jogou como Avançado, José Brites, António Durão, Humberto Frade e Paulo Canhoto, Edmundo, Ernesto, Paulo Gonçalves, Quim - Zé, Paulo Gomes e Matine.
Também eram utilizados muitas vezes: Inácio Coimbra; João Romão, Vitor Cebola e Tomé Gancho.

Resultados da Fase Distrital 14ª Série (Salvo erro).

Eléctrico de Ponte de Sor, 1 - Estremoz, 1
Estremoz, 0 - Eléctrico, 0
Estremoz, 3 - Fronteirense, 0
Fronteirense, 0 - Estremoz, 4
União de Montemor, 1 - Estremoz, 1
Estremoz, 1 - União de Montemor, 0
3Vit - 3 Empt (10-2 Golos M-S) - 9 - Pontos

Taça Nacional de Juvenis
Zona - D

Estremoz, 2 - MTBA, 1
MTBA, 2 - Estremoz, 0
Estremoz, 0 - Benfica, 3
Benfica, 3 - Estremoz, 0 (fui ver este jogo ao relvado do Estádio da Luz numa excursão na altura era miudo).
União de Tomar, 2 - Estremoz, 1
Estremoz, 0 - União de Tomar, 2
4º Estremoz - 1 Vit, 5 Derrt, (3-13 - Golos - M -S), 2 - Pontos.

Esta a 1ª época de ouro do Futebol Juvenil do Clube de Futebol de Estremoz, que continuou na senda das vitórias na época seguinte. Creio que esta Taça Nacional correspondia aos melhores 16 clubes nacionais à época.

27/3/07 4:43 PM (comentário transferido)

Anónimo disse...

O Edmundo foi dos melhores jogadores que vi jogar a este nível, não sei mesmo se não teria nível para jogar posteriormente numa 1ª divisão nacional, era um excelente médio, na altura penso que foi à experiência ao Belenenses.

Esta equipa do Estremoz na altura era um conjunto de características ofensivas e que por vezes com o seu futebol envolvente e bonito dava bons espectáculos, lembro-me de no jogo do Estádio da Luz derrota por 3-0, o público mesmo afecto ao Benfica ter aplaudido a exibição da equipa do Estremoz.

Jaime (g.r); António Durão, Humberto Frade "Beto", Paulo Gonçalves "Gordini", Edmundo, Ernesto e Paulo Gomes eram os jogadores que mais se destacavam na equipa, talvez os de maior valor individual e que sobressaiam dos demais, creio que nenhum fez carreira no futebol, apenas e nem todos pois alguns foram a juniores e abandonaram jogaram em seniores mas no distrital.

Bons tempos em que eu ainda muito miudo ia ver os jogos de Juvenis do Estremoz em duas épocas de glória (1980/81 e 1981/82) em que as cores pretas e vermelhas foram agitadas a nível distrital e mesmo nacional, pois ficar entre os 16 melhores equipas de Juvenis nacional não foi para muitos, e para um clube pobre e do interior louver-se este registo.

Se fosse hoje a equipa entraria num nacional e não sei quais seriam os resultados, pois o futebol do passado não se pode comparar com os dias de hoje.

Anónimo disse...

Humberto Frade "Beto", é filho de uma velha glória do Futebol que talvez poucos conheçam, pois o seu pai Humberto Frade chegou a jogar no Sporting de Braga anos 50/60 e em Angola onde teve sucesso ao serviço do Asa de Luanda (Atlético Sport Aviação), onde conquistou alguns títulos como jogador, creio que também treinou esta equipa angolana.

Anónimo disse...

Em 1977 o Jornal/Revista a Equipa dizia o seguinte numa reportagem que fazia semanalmente na província e em clubes mais pequenos

Estremoz tradição do Hóquei e pouco mais

O Clube de Futebol de Estremoz clube com grandes tradições no Hóquei em Patins, não tem na equipa de Futebol os resultados que obtem no hóquei, pois na cidade o grande impulsionador de público é o hóquei, caminhando o Futebol de Muletas, Esta época (1976/77), mais uma vez os problemas no balneário da equipa surgiram e perante alguns problemas o Estremoz que no início aspirava aos primeiros lugares do distrital, não conseguiu uma classificação que à muito os adeptos estremocenses desejam.
O clube orientado por Humberto Frade, classificou-se em 8º lugar no distrital da 1ª divisão da A.F.Évora.

Faziam parte da equipa. Rodrigues (g.r); Joaquim Frade, Alvarino, Cabaço, Rita, Mártires, José Mourinha, Óscar, Luciano, Cravo e Vitor.

Quinas disse...

A equipa tipo seria: Jaime Oliveira que curiosamente no 2º ano de Juvenis e nos Seniores jogou como Avançado, José Brites, António Durão, Humberto Frade e Paulo Canhoto, Edmundo, Ernesto, Paulo Gonçalves, Quim - Zé, Paulo Gomes e Matine.
Também eram utilizados muitas vezes: Inácio Coimbra; João Romão, Vitor Cebola e Tomé Gancho.

Amigo do C.F. Estremoz,

Não sei se já mencionou o seu nome! Contudo, pela equipa tipo que deixou, é difícil encontrar um (ou dois) médio(s) centro. Quem é que poderemos colocar na parte centro do meio campo?

Anónimo disse...

Edmundo e Paulo Gonçalves mais ao centro do meio campo

Júlio disse...

Parece haver uma família de jogadores aí em Estremoz. Estou-me referindo à família "Frade". Será que esses dois, pelo menos, jogadores de nome Frade eram da mesma família? Haveria mais alguém da mesma família que jogasse futebol?

Anónimo disse...

Humberto Frade qu jogou em Angola, pai de Humberto Frade "Beto", Joaquim Frade irmão de Humberto Frade, Francisco Frade que nos anos 50 jogou no O Elvas e ainda José Frade que nos últimos anos tem jogado nos seniores do Estremoz, este filho de Joaquim Frade.

Anónimo disse...

Hoje ainda equipa de Juvenis campeã distrital da época 1981/82.

Anónimo disse...

Na época 1981/1982, o Clube de Futebol de Estremoz viria a escrever mais uma página de história no futebol distrital, ao sagrar-se campeão. A equipa orientada novamente por José Mourinha era constituída pelos seguintes jogadores:
Guarda - Redes:
Quim - Zè e José Maria.

Defesas:
José Brites (Lateral Direito), Oderlindo (Central), António Russo (Central), Duarte Chapa (Lateral Esquerdo), Toy Pataco (Lateral Direito), Jorge Rebocho (Lateral Esquerdo) e Mariano (Central).

Médios:
Paulo Gonçalves (Médio Centro), Edmundo (Médio Centro/Direito), Quim - Zé (Médio Esquerdo), Rui Jesus (Médio Direito) e Ernesto (Extremo Direito/Avançado).

Avançados:
Paulo Gomes (Extremo Esquerdo/Avançado), Jaime Oliveira; Vitor Ribeiro e Tomé Gancho.

Treinador: José Mourinha
1º Campeonato Distrital - 14 - Vitórias - 2 - Empates - 0 - Derrotas - (43 - golos marcados - 6 - golos sofridos) - 30 -Pontos.

Fase Regional:
Moura - 1 - Estremoz -0
Estremoz - 6 - Moura - 0
Estremoz - 3 - Cuba - 0
Sp. Cuba - 1 - Estremoz - 2
Lusitano de Évora - 0 - Estremoz - 0
Estremoz - 3 - Lusitano de Évora -0

Anónimo disse...

Ao vencer a Fase Regional, a equipa de Juvenis do Estremoz, disputaria posteriormente a Taça Nacional de Juvenis
Zona D - com os seguintes resultados:

Torralta, 3 - Estremoz, 0
Estremoz, 1 - Torralta, 0
Estremoz, 2 - Estoril Praia, 1
Estoril Praia, 1 - Estremoz, 0
Vitória de Setúbal, 3 - Estremoz, 2
Estremoz, 3 - Vitória de Setúbal, 0

Neste caso o Estremoz veio a vencer os seus jogos em casa, sempre perante muito público, entre eles a minha pessoa ainda muito miudo, os estremocenses viria a ficar classificados em 3º lugar nesta zona à frente do Vitória de Setúbal, o vencedor da série foi o Torralta.
Sendo que o campeão nacional esta época penso que foi o F.C.Porto.

Anónimo disse...

Esta equipa ao contrário da equipa do ano anterior que por vezes deslumbrava em termos futebolísticos, foi um conjunto marcadamente ofensivo, sendo de destacar o seu colectivo embora aqui e acolá com um ou outro valor individual a sobressair, embora alguns dos jogadores seriam os mesmos da época anterior.

Equipa Tipo:

Quim - Zé; José Brites; Oderlindo; António Russo e Toy Pataco; Emundo; Paulo Gonçalves, Ernesto e Quim - Zé Silva, Paulo Gomes e Jaime Oliveira.

Jaime que na época anterior tinha sido Guarda - redes foi em 1981/82, avançado apontando mesmo muitos golos. Aliás a tripla Ernesto, Paulo Gomes e Jaime fabricavam muitos golos para o Estremoz, sendo que Edmundo, Paulo Gonçalves e Quim-Zé a meio campo contribuiam também para o sucesso da equipa, pode-se dizer que esta equipa de 1981/82 era um conjunto mais sólido e talvez mais homogéneo.

Também utilizados com regularidade: Duarte Chapa; Rui Jesus e Tomé Gancho.

Anónimo disse...

Estas duas épocas foram os anos de ouro do Clube de Futebol de Estremoz a nível futebolístico, superando mesmo em termos de entusiasmo as épocas em que a equipa sénior se sagrou campeã distrital e ascendeu à 3ª divisão.
Duas épocas em que a equipa de Juvenis esteve entre as 16 melhores equipas a nível nacional.

Anónimo disse...

Na época de 1976/77 Séniores pelo Estremoz ainda jogaram: Joaquim Silva (guarda - redes); João Pedro Chouriço (Defesa); Joaquim António (Médio), Hélder Raminhos (Defesa) e Antoninho (Avançado)

Equipa Tipo:
Joaquim Silva "Chiba"; Hélder Raminhos; Joaquim Frade; Rita; Cabaço; Mártires; José Mourinha, Alvarino, Óscar, Luciano e Cravo.

Treinador: Humberto Frade.
8º classificado no distrital da 1ª divisão

Anónimo disse...

Na época de 1984/85, em que o Estremoz se sagrou campeão distrital, sofrendo apenas uma derrota 0-1 na penúltima jornada nas Piçarras o plantel do clube foi constituído pelos seguintes jogadores:

Guarda - Redes:
Pica e Palmeiro

Defesas:
Nélson (Central/ LD); Carlos Mangualde "Cainó" (LE); Luís Bilro (LE), Gato Ramalho (Central); Daniel Pinto (Central) e Leça (LD)

Médios:
Rodrigues (MD); Balejo (MD); Arquista (MC); Quim - Zé (ME); Rodinhas (MC); Valdemar (MD); José Figo (ME)

Avançados:
Francisco Oliveira; Fernando; Eduardo Marreiros; Inocêncio; Martins e Cravo.

Treinador/Jogador: Daniel Pinto.

Equipa Tipo: Pica; Nelson; Gato Ramalho; Carlos Mangualde e Luís Bilro; Arquista; Rodinhas; Quim-Zé; Eduardo, Martins e Inocêncio.

Também várias vezes utilizados: Daniel Pinto, Cravo,Rodrigues e Fernando.

Poucas vezes utilizados: Palmeiro; Leça; Valdemar, José Figo; Balejo e Francisco Oliveira.

Nesta época o Estremoz foi 4º classificado na Taça de Honra da A.F.Évora.

Anónimo disse...

Após o título sénior de 1984/85 a equipa "estremocense" preparou-se para disputar a 3ª divisão nacional série E em conjunto com as seguintes equipas: Lusitânia; Santa Clara e Praiense (Açores); Samora Correia; Odivelas; Sintrense; Vialonga; Fanhões; S.L.Olivais; Atlético do Cacém; Vilafranquense; Olivais e Moscavide; Almada Atlético Clube; Os Elvenses e Campomaiorense.

O Estremoz efectuou as seguintes aquisições:
Simão (g.r) - ex Borbense; Paulo Elias (Defesa - ex Calipolense); Manuel António (Defesa - ex Nisa); Paulo Gomes (Médio/Avançado) - ex Arcoense; Barbosa (Médio - ex Vimieirense); Letras (Médio - ex Monte do Trigo); Luz (Médio - ex Igrejinha); Minho (brasileiro - Médio - ex Calipolense) e Batanete (Avançado - ex Calipolense).

Transitaram da época anterior (1984/85) os seguintes jogadores:
Pica (G.redes); Qim - Nel (g.redes); Gato Ramalho; Nelson; Daniel Pinto; Carlos Mangualde "Cainó" e Luís Bilro (Defesas); Rodrigues e Arquista (Médios); Cravo e Eduardo Marreiros (Avançados:

Treinador/Jogador: Daniel Pinto.

Quim -Zé e Rodinhas ambos médios ingressaram no Lusitano de Évora em 1985/86.

No decorrer da época o Estremoz contratou ainda Jaime Oliveira (Avançado - sem clube) e Nouredine (marroquino (avançado -ex Lusitano de Évora e que já tinha jogado também no Chaves).
Oportunamente darvos-ei conta de como decorreu esta época

Anónimo disse...

Na época 1985/86 - Seniores - Jogos Particulars

Estremoz, 1 - Seixal, 1
Estremoz, 0 - Portalegrense, 1
Sesimbra, 1 - Estremoz, 2
Portalegrense, 2 - Estremoz, 3

Para a Taça de Honra da A.F.Évora o Estremoz foi 4º classificado.

Na Taça de Portugal a equipa do Estremoz foi eliminada na 2ª eliminatória derrota em casa com o Trofense por 4-1.
Na 1ª eliminatória vitória em Moura frente ao Moura Atlético por 3-0.

Equipa Tipo:
Pica ou Simão; Nelson, Carlos Mangualde "Cainó", Gato Ramalho e Manuel António, Letras, Luz, Barbosa, Arquista, Eduardo e Cravo.

Também utilizados várias vezes: Luís Bilro; Paulo Elias, Minho, Rodrigues e Paulo Gomes. Nouredine e Jaime também foram utilizados em alguns jogos na 2ª volta, estes dois jogadores que não iniciaram a época no clube.

Poucas vezes utilizados:
Quim - Nel (g.r); Batanete e Daniel Pinto.

Anónimo disse...

Na época em que o Estremoz foi campeão distrital de Juvenis - 1980/81 o clube jogava no Campo Municipal em Estremoz.

Menthor disse...

Alguém tem as matrizes de resultados da Div Honra(séniores) da AF Évora, desde 97/98 até 2002/2003?

Anónimo disse...

Eu tenho sr. Menthor, e tenho desde 1979/1980 até 2005/2006, realizei através de um trabalho de pesquisa, as épocas que quiser eu digo-lhe quer saber quais os resultados ? , ou quem foram os campeões distritais de seniores ?

Menthor disse...

resultados sff

só tenho desde 2003-04, e mais alguns resultados pontuais de outras épocas.

gualdino2@portugalmail.pt


abraço

Anónimo disse...

Ao amigo leitor de Estremoz.
Gostaria que me esclarecesse se o jogador Minho, que actuou no CF Estremoz, é um brasileiro que também jogou na década de 70, a médio no GD Portalegrense.
Muito obrigado
S Santos

Quinas disse...

Amigo do C.F. Estremoz,

Poderia verificar se era assim que a equipa tipo se escalonava no terreno de jogo?


C.F. Estremoz «Juvenis», 1980-81




------------------------------------------------Joaquim Oliveira----------------------------------------------------


José Brites-----------------António Durão---------------H. Frade “Beto”----------------Paulo Canhoto


----------------------------------Edmundo---------------------Paulo Gonçalves----------------Quim-Zé-----


Ernesto-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


-------------------------------Vítor Cebola-------------------------Tomé Gancho--------------------------------


TREINADOR: José Mourinha

Obrigadíssimo,

Anónimo disse...

Quanto ao jogador Minho era realmente o brasileiro que passou pelo Portalegrense, antes de jogar no Estremoz estava no Calipolense no Distrital era um jogador já veternao e portanto em final de carreira, penso que não acabou a época no clube pois faltou a muitos treinos e a cerca de três meses do final já não fazia parte do plantel.

Anónimo disse...

Só uma rectificação quanto à equipa era Jaime Oliveira e não Joaquim Oliveira, o resto da alinhação está correcta.

Anónimo disse...

Portanto Jaime Oliveira na baliza e não Joaquim Oliveira.

Anónimo disse...

Paulo Canhoto era mesmo de nome

Quanto à época de 1985/86 em qu o Estremoz disputou a 3ª divisão nacional - Série - E a classificação final foi a seguinte:

1º Lusitânia - 48 Pontos; 2º Samora Correia - 47; 3º Olivais Moscavide, 40; 4º Santa Clara, 36; 5º Vilafranquense, 35; 6º S.L.Olivais , 33; 7º Vialonga, 30; 8º Atl. Cacém, 29; 9º Campomaiorense, 29; 10º Praiense, 26; 11º Odivelas, 26; 12º Sintrense, 25; 13º Fanhões, 25; 14º Almada, 20; 15º Estremoz, 20 - (7 - vitórias, 6 - empates e 17 - derrotas - 21 - golos marcados - 50 golos sofridos -) 16º Os Elvenses, 9 .

Menthor disse...

alguém tem os resultados de 85-86?

Em 1993-94 o Extremoz tb teve na 3º Div:

Classificação e resultados (alguns)

1.Casa Pia.........0-4...0-4
2.Praiense.........1-2...0-3
3.Machico..........1-4...0-3
4.Malveira.........2-2....?.
5.Portosantense....0-1...0-7
6.Lusitânia.........?....0-5
7.Operário..........?....2-4
8.C Lobos..........1-3...0-4
9.Angrense.........2-2...0-5
10.Mafra...........1-1...0-1
11.Alhandra.........?....0-2
12.S Vicente........?....0-2
13.Santa Clara.....0-0...1-1
14.Mira Mar........1-1....?.
15.Sacavenense.....0-1....?.
16.Rib Brava.......0-0...0-3
17.Estremoz........---...---
18.Os Elvenses.....1-1...1-1

Anónimo disse...

O plantel do Clube de Futebol de Estremoz na época 1985/86 - 3ª Divisão - Série - E - foi o seguinte:

Guarda - Redes:
Pica, Quim - Nel e Simão - ex Bencatelense

Defesas:
Nélson; Daniel Pinto, Carlos Mangualde "Cainó", Luís Bilro; Gato Ramalho, Manuel António - ex Nisa e Paulo Elias - ex Calipolense.

Médios:
Arquista; Letras - ex Monte do Trigo; Luz - ex Igrejinha, Barbosa - ex Vimieirense, Rodrigues, Minho - ex Calipolense e Paulo Gomes - ex Arcoense.

Avançados:
Cravo, Eduardo Marreiros; Batanete - ex Calipolense e Jaime Oliveira - ex Alter.

Treinador/jogador: Daniel Pinto.

A meio da 1ª volta foi contratado Nouredine (marroquino - que jogou no Chaves e Lusitano de Évora.

Proximamente darei resultados do Estremoz nesta época quer no Campeonato, quer na Taça de Honra da A.F.Évora.


Quanto ao nome do Estádio onde jogou a equipa de Juvenis em 1980/81 , chamava-se mesmo Campo Municipal em Estremoz.

Anónimo disse...

EQUIPA BASE DE 80/81:
JAIME
ZÉ BRITES
DURÃO
BETO
GORDINE
QUIM-ZE SILVA
EDMUNDO
VITOR CEBOLA
PAULO GOMES
ERNESTO
MATINE

81/82
QUIM-ZE (PINGUINHAS)
ZE BRITES
RUSSO (SANTO ALEIXO)
JORGE (SANTO AMARO)
TOY PATACO
EDMUNDO
GORDINE
ORDELINDO
PAULO GOMES
ERNESTO
JAIME

TREINADOR: JOSE MOURINHA

Estas foram as equipas com mais minutos jogados.
Belos tempos.E já foi comemorado o 25º aniversário.

Nº 8 disse...

Então quando é que a malta dos juvenis 80/81 se junta outra vez para beber uns copos e matar saudades.
Vamos lá pensar no assunto-
Aqui deixo o meu contacto.
TLM 966925813

Humberto Frade "Beto" disse...

Tive conhecimento deste blogue através das pesquisas que um dos meus filhos fez, a Clube futebol de Estremoz e descobriu o meu nome, numa das equipes em que eu joguei. Fiquei muito contente de haver ainda muitas pessoas, que ainda se lembram desta equipe que tão bem jogava futebol, modéstia parte. Bom, mas o que me traz aqui, é simplesmente saber, se alguém que jogou ou viu jogar, têm alguma fotografia do plantel, ou mesmo de algum jogo, pois foram tiradas muitas fotografias e eu não possuo nenhuma desses tempos. Estou-me a lembrar por exemplo, do jogo com o Benfica, em casa, ou mesmo no estádio da Luz, ou do jogo em que fomos convidados para inaugurar o campo do Sport Lisboa e Évora, em que ganhamos 3-0.
Bom por agora é tudo, irei aparecendo por aqui.

Toze disse...

Senhor Humberto era possível dizer-me alguns dos jogadores do Benfica que o senhor defrontou nesses dois jogos? alguém que depois veio a jogar na 1ª divisão dessa equipa do Benfica? Abraço e obrigado

Anónimo disse...

Fiz parte dessas 2 equipas de juvenis do CF ESTREMOZ e soube deste blogue através do Beto. Confesso rer sentido alguma nostalgia e saudade dessa época, não só pelos sucessos desportivos conseguidos nesses 2 anos, mas também pela amizade e espírito de grupo que se conseguiu criar entre todos os jogadores, equipa técnica, alguns directores e outros elementos ligados ao clube. Não esqueço a simpatia e dedicação dos adeptos que, na altura, acompanhavam o futebol juvenil do Estremoz. Todos aqueles que, como eu, passaram por estas 2 equipas têm certamente muitas histórias por contar e para recordar. Quero dar os parabéns, por este espaço, a quem o concebeu e aos que nele deixaram o seu contributo. Para todos os que gostam deste clube, mas sobretudo para os atletas que o representaram e que se revêm nestes comentários, é gratificante e constitui uma boa oportunidade de saber algo mais a esta distância.

Um abraço

Edmundo

Paulo Gomes disse...

Acabo de tomar conhecimento deste magnifico blogue, que nos leva a recordar tempos maravilhosos das nossoas vidas.
Gostava de fazer uma pequena correcção: O Edmundo para além de prestar provas, jogou mesmo no Belenenses. Era um jogador extraordinário.
Ao consultar estes registos emocionei-me e entusiasmei-me de tal forma que vou pedir ajuda a alguns colegas que comigo tiveram o orgulho de pertencer as estas equipas, para em conjunto tentarmos organizar mais um almoço convivio. Parece que foi ontem, mas estamos a falar de acontecimentos com quase 30 anos. (como o tempo passa...)
Gostava ainda de poder identificar o "adepto do CFE" que deu muitas das informações que aqui estão escritas, pois essa pessoa para além de uma grande memória, foi concerteza alguém que viveu por dentro aqueles momentos porque demonstra conhecer muitos pormenores de que eu prórpio já não me lembrava.
Gostaria ainda de fazer um apelo a todos: Divulguem este blogue e participem dando noticias.
Um abraço e até breve.
Paulo Gomes

Paulo Gomes disse...

O presidente do clube nestas épocas era, salvo erro, o Sr Virgilio da papelaria "A Tabaqueira"
PG

Anónimo disse...

Li com agrado a proposta de novo encontro da equipa aqui deixada pelo Paulo Gomes. Pelo que me toca, farei tudo para estar presente e para divulgar junto daqueles (poucos) cujo contacto ainda tenho. Se não for para dar uns pontapés na bola, que seja para rever amigos, beber uns copos e (re)contar algumas histórias. O mister 'Lajos Barrote' que comece a ensaiar a táctica. Para aguçar o apetite, gostava de anexar aqui, um dos vários recortes de jornais da época, que tenho ainda guardados, mas não sei como poderei fazê-lo. Talvez para a próxima.
Um abraço e até breve.

Edmundo

PROSADO disse...

SOUBE ONTEM PELO PAULO GOMES DESTE BLOG,EM RELAÇÃO AO PRESIDENTE DO CLUBE NESTAS ÉPOCAS SEGUNDO OS ARQUIVOS DO CLUDE TEVEM TER SIDO 3 O SR.VITORINO MARQUES ALVES,
SR.JOSÉ FAIA(POUCO TEMPO) E O SR.ANTÓNIO BALAGUEIRAS.
QUANTO AS FOTOS O CLUBE TEM ALGUMAS QUE PODEM SER DIGITALIZADAS E ENVIADAS PARA QUEM AS SOLICITAR.
RECORDO QUE O MAIL DO CLUBE É O SEGUINTE CFESTREMOZ@SAPO.PT QUE PODE SER UTILIZADO PARA QUALQUER CONTACTO.
UM ABRAÇO PAULO ROSADO

JAIME OLIVEIRA disse...

É COM ENORME AGRADO QUE LI TODA ESTE INFORMAÇÃO DE QUEM ESTAVA BEM INFORMADO, COMO O PAULO GOMES DISSE.FORAM DOIS ANOS MARAVILHOSOS COM TANTAS ALEGRIAS QUE TUDO PARECIA FÁCIL DOIS CAMPEONATOS GANHOS, COM UMA DERROTA É OBRA, COM QUASE 90 GOLOS MARCADOS É FRUTA E MENOS DE 20 SOFRIDOS. JUNTARAM UM GRUPO DE PARDAIS Á SOLTA E DEIXARAM-NOS VOAR E DEU NO QUE DEU.GLORIA PARA AS PÁGINAS DO CFE E MULTIDÃO ATRÁS DE NÓS, NUNCA AQUELE CAMPO DA BOLA TEVE TANTA GENTE.COM O BENFICA, COM A TORRALTA E COM TANTOS OUTROS CLUBES, FOI BONITO DE VER.UM GRANDE ABRAÇO A TODOS ESSES GUERREIROS QUE COMIGO CAMINHARAM POR ESSES CAMPO DA BOLA, FAZENDO AQUILO QUE AINDA HOJE MAIS GOSTAMOS JOGAR FUTEBOL. JAIME OLIVEIRA

Paulo Gomes disse...

Meus Caros
Já está em marcha a organização para o II Encontro dos atletas que fizeram parte destas equipas.
Trata-se de um almoço convivo a realiza dia 24/Abril/2010.
Para mais informações, contactar a comissão organizadora que está a cargo de Paulo Gomes, Jaime Oliveira, Ernesto Jorge e Jose Almas
Até lá

beto disse...

Humberto "beto"disse...
sr Tozé: por intermédio de um colega que jogou comigo, dessa mesma equipe Edmundo recorda-se de 2 jogadores do Benfica. Um era o Guimarães que era o guarda-redes e o outro era médio e chamava-se Cristóvão.
Não sei se estes dois nomes ajudam alguma coisa!
Será possível por uma foto dessa equipe neste blogue?
Um abraço

Tozé disse...

Esse Cristóvão jogou na 1ª Divisão ao serviço do Leça na década de 90