domingo, julho 09, 2006

33. — F.C. Famalicão, 1978-79



Fundado em 11 de Junho de 1931
.
Portanto, acaba de celebrar o seu 75.º aniversário!
.
.

Equipa-tipo (4x3x3): Tibi – José Eduardo, Virgílio Lopes, Jacinto, e José Albino – Branco, Vítor, e Vaqueiro – Tito, Jacques, e Lula.
Treinador: Mário Imbelloni.
.
.
Esta foi a segunda participação do F.C. Famalicão no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão. O desempenho da equipa até nem foi muito mau. Terminou em 13.º com os mesmos pontos do Beira Mar, que ficou um lugar acima. O Beira Mar permaneceu na 1.ª Divisão devido ao desempate nos confrontos directos. O F.C. Famalicão acabou indo de volta para a 2.ª Divisão Nacional, Zona Norte. Aproveitamento: 30 jogos, 9-6-15, 30-45 em golos, 24 pontos, 13.º lugar.
Na primeira época do F.C. Famalicão na 1.ª Divisão Nacional, que foi em 1946-47, o desempenho foi abaixo do medíocre: 26 jogos, 7-3-16, 60-100 em golos, 17 pontos, 13.º lugar, que era o penúltimo.
.
.
Plantel do F.C. Famalicão 1978-79
.
Guarda-redes:
Tibi
— ?
— ?
.
Defesas:
José Eduardo (ex-Portimonense)
Virgílio Lopes (ex-Sporting)
Jacinto
José Albino
— António Duarte
— ?
— ?
— ?
.
Médios:
Branco (ex-Boavista)
Vítor Oliveira
— Nicolau Vaqueiro
— ?
— ?
— ?
— ?
.
Avançados:
Tito (ex-V. Guimarães)
Jacques Pereira
Lula
Acácio (ex-Espinho)
— ?
— ?
.
Treinador: Mário Imbelloni (argentino)
.
.
Tem conhecimento de elementos desta equipa não mencionados aqui?
.
.
Para ler comentários de outrem ou enviar os seus comentários, clique em "comments" aqui abaixo ().

13 comentários:

Anónimo disse...

Quinas:

Para completar os nomes que faltam contacte o Vitor Oliveira, ele é bastante acessível, o tlm. é 917514029. Demora a atender, não se esqueça que ele está a fazer pré-época.

pitagoras14@sapo.pt

Vou procurar o numero do Branco (está na formação do Boavista) caso o Vitor não atenda.

Muitos abraços

tenho gostado das suas participações !

Quinas disse...

Sr. Pitágoras,

Muito obrigado pela referência. Está falando do Vítor Oliveira que jogou nessa equipa do Famalicão (também no Espinho, Braga, etc., e treinou várias equipas, incluindo o Paços de Ferreira na sua primeira subida à 1.ª Divisão Nacional, em 1990-91)?

Espero que goste deste blog. Neste momento estou concentrando-me nas equipas de 1978-79, mas incluirei outras caso o entenda oportuno.

Muito obrigado,
Quinas

Vítor disse...

O Jacinto, que estava aqui no Famalicão jogou no Marinhense numa época célebre em que o clube disputou a liguilha esteve a poucos minutos da 1ª Divisão.
Nessa equipa jogavam alguns "famosos" alem do jacinto (que depois foi para o Porto): o Vital (depois Porto etc..etc..em inicio de carreira), Djalma (ex-Porto em fim de carreira) J.Morais (ex-Sporting em fim de carreira) Naftal (ex-Tirsense) Evaldo (Ex-Tirsense), Vitor Manuel (depois no Sporting, Guimarães e Leiria). Seria possivel colocar informação sobre esta equipa ? Creio que terá sido no inicio dos anos 70...

alexeliza disse...

Eu penso que o caro amigo esteja a falar no Nazarenos e não no Marinhense, pois o Nazarenos é que em 81/82 acariciou a 1ª divisão o marinhense nunca chegou tão longe...

Anónimo disse...

alexeliza esta correcta!

Treinador Vieirinha, tenho esse cromo.

pitagoras

Quinas disse...

O Nazarenos acariciou a subida à 1.ª Divisão em 1980-81 (num confronto contra o Leixões, o Juventude de Évora, e o Ac. Viseu). O Ac. Viseu é que acabou ganhando essa liguilha, e manteve-se na 1.ª Divisão.
Eu tenho um post desse Nazarenos (post n.º 20): http://equipas-do-passado-1850.blogspot.com/2006/02/20-nazarenos-80-81.html.
.

Quinas disse...

Eu também fiz um post (post n.º 18) sobre o Académico de Viseu de 1980-81. O Ac. Viseu era o grande campeão das liguilhas.

http://equipas-do-passado-1850.blogspot.com/2006/02/18-acadmico-de-viseu-80-81.html
.

Quinas disse...

Eu não tenho todos os dados que necessito sobre o assunto, mas parece-me que o Sr. Vítor está correcto. O Marinhense andou perto da 1.ª Divisão Nacional, e a época ou foi 1972-73 ou 1973-74.

Eu vou ABRIR um post sobre essa equipa do Marinhense, e entre todos devemos conseguir todos esses dados que necessitamos.

Daqui a um par de dias esse post estará aberto.

Muito obrigado a todos,
Quinas

Anónimo disse...

Quinas:

Para completar o plantel do Famalicão ligue para o Branco (938 501 231), é mais fácil que o Vitor.

pitagoras

Anónimo disse...

ALGUÉM SABE DIZER QUAIS FORAM OS RESULTADOS DO FAMALICÃO NO ANO DA SUBIDA, 77/78 E DEPOIS DO REGRESSO 79/80. JÁ TENHO OS RESULTADOS DE 78/79.

OBRIGADO

Anónimo disse...

boa tarde eu nao sei quais eram os jogadores k pertencia ao f.c.famalicao kando teve na 1ºdivisao mas sei k esteve la um jogador k eu gostava d saber coisas sobre esse jogador o nome dele era victor carneiro era d joane e chegou a falecer nun acidente d carro.pois esse jogador é meu avo e gostava d saber mais pra lem do pouco k sei sera k ha alguem k m possa dar informaçoes sobre esse jogador k e meu avo??s tiverem fotos dele ao do plantel k m possa informar eu agradecia.podem dizer pro meu mail
pedro_bombeiro177@hotmail.com

Arquivista disse...

O plantel do Famalicão que constava dos Cadernos da Bola era este:

http://i151.photobucket.com/albums/s128/arquivistamisterioso/cadernos_1978/varzim_famalico_78.jpg

Creio que a única aquisição posterior do Famalicão terá sido o argentino Agostinelli (um grande fiasco, diga-se de passagem).

Anónimo disse...

Amigo posso ter por em contacto com 3 ou 4 pessoas que sabem muito dessa equipa do Famalicão pois além de ser de Famalicão faço relatos com o DJAIR o GR e Sá Pereira que era Central entre outros jogadores dessa epoca que ainda falo constantemente.
Caso queiras aproveitar a dica contacta-me pedrotiagocosta@portugalmail.pt