domingo, fevereiro 19, 2006

20. — G.D. Nazarenos, 1980-81


Fundado em 4 de Setembro de 1924

Equipa-tipo: Lapa; Pinho, Juvenal, Ferrinho, e Gato; Viola, Paulino, e Teles; Delfim, Pérez, e Carvalho.
Treinador: Vieirinha.

O Grupo Desportivo «Os Nazarenos» participou na liguilha de 1980-81, representando o 2.º classificado da Zona Centro da 2.ª Divisão Nacional (o vencedor dessa Zona havia sido o U. Leiria). Os outros três participantes nessa liguilha foram: o Leixões (2.º-2DN),
a Juventude de Évora (2.º-2DS), e o Académico de Viseu (13.º-1D).
Os Nazarenos subiriam se ganhassem
na 6.ª e última jornada dessa liguilha. Nesse jogo recebiam o Ac. Viseu. Infelizmente, para as gentes da Nazaré, o resultado final foi de 1-0, mas para o Ac. Viseu. O brasileiro Inaldo foi o marcador desse golo solitário. Já lá vão quase 25 anos. Quase um quarto de século!

Plantel do Nazarenos 1980-81
.
Guarda-redes:
Lapa
.
Defesas:
Pinho
Juvenal
Ferrinho
Gato
.
Médios:
Viola
Paulino
Teles
Faria
.
Avançados:
Delfim (ex-U. Leiria)
Pérez
Carvalho
.
Treinador: Vieirinha
.
Recinto de Jogos: Campo do Turismo, 3.500 lugares.

.
.
Lembra-se desta equipa? Lembra-se destes jogadores?

Para ler comentários de outrem ou enviar os seus comentários, clique em “comments” aqui abaixo ().

31 comentários:

LF disse...

Já agora deixo a equipa tipo do Juventude de Évora: Peres, Simplicio, Ricardo, José Carlos, Modas, Fernando, Lelo, Quim, Coentro Faria, Bolota e Edvaldo

LF disse...

Por acaso sabe os esultados dessa liguilha ?
Só sei que o Juventude perdeu em casa com o Nazarenos por 0-2 e com o Ac.Viseu por 0-1, Julgo que ganhou ao Leixões em Évora e empatou em Matosinhos por 2-2.

Anónimo disse...

No final dos anos 60, principios de 70, vi em Portalegre, um escaldante, pela rivalidade existente naquela época, a contar para o Nacional da 3ª divisão série C Estrela de Portalegre 0 Nazarenos 0. Pelos Nazarenos jogou como ponta de lança um jogador de côr chamado Nartanga, na altura tinha eu 11 anos de idade e esse jogador,pelo trabalho que deu à defesa do Estrela, pela sua velocidade e grande capacidade atlética, ficou para sempre gravado na minha memória...alguém me pode falar desse grande jogador !!??..
um abraço.

Quinas disse...

Esse nome "Nartanga" já o vi aqui por casa. Creio que jogou numa outra equipa da zona centro. Vou ver quando chegar a casa e lhe direi em quem jogou.

Obrigado pelo comentário,
Quinas

Anónimo disse...

Muito obrigado, amigo Quinas, fico-lhe muito grato.
S. Santos

Quinas disse...

Sr. S. Santos,

Gostaria de lhe perguntar se conhece alguém que tenha conhecimento dessa equipa dos Nazarenos de 1980-81?

Obrigadíssimo,
Quinas

Anónimo disse...

Não,amigo Quinas, de facto, tenho pena mas não conheço ninguém que tenha conhecimento dessa equipa dos Nazarenos (80/81).O Nazarenos que eu vi jogar em Portalegre, era do principio da década de 70,Rousseau,Nartanga,Maranhão e tantos outros autênticos craques que já não recordo o nome.De qualquer forma, meu amigo, vou procurar saber algo mais sobre a equipa da época a que faz referência.
Em relação a equipas do Alto Alentejo, anos 70, no que precisar estarei ao dispôr.
um abraço
S.Santos

Dingo disse...

Aqui vai uma equipa com o Nartanga:

S.C. Beira Mar, 1967/68

José Pereira

Louro(a)
Marçal
Evaristo
Almeida

Abdul
Brandão

Morais
Nartanga
Colorado
Porfírio (ou Mateus)

Treinador: [não sei]

Anónimo disse...

Ao amigo Dingo. Não fazia ideia que o Nartanga tivesse jogado no Beira-Mar. Já agora não me poderia confirmar se esse Abdul, não andou ainda a jogar, já em final de carreira no Eléctrico de Ponte de Sõr ?? Muito obrigado pela informação.
saudações desportivas
S Santos.

Anónimo disse...

O que eu não daria para ter visto esse Nazarenos-Ac. Viseu que ficou para a história. Pelo que me contam, o Nazarenos tinha uma equipa fantástica e um ano antes quase tinha eliminado o Sporting da Taça. Desta equipa ainda há muita gente viva e, felizmente, orgulho-me de ter promovido um jantar-convívio entre eles e o clube, em 1998, quando o Nazarenos fez 75 anos de vida. Um bem-haja a todos esses heróis que fizeram do meu clube do coração uma equipa temida em todos os campos, mas especialmente... na Nazaré, onde ainda tive o prazer de jogar.
Joaquim Paulo

Dinis disse...

Amigo Joaquim Paulo,

Lembra-se de mais alguns nomes dessa equipa aqui não mencionados?

Obrigado,

Anónimo disse...

Gostaria de perguntar em que época (s), jogou nos Nazarenos o avançado brasileiro Airton.

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer o que é feito de mais um grande ponta de lança, do melhor que havia, nas divisões secundárias,de nome Delfim,jogou no Caldas,Nazarenos,Peniche,U.Leiria, entre outros...?
Saudações
S Santos.

Anónimo disse...

O Airton passou pelos Nazarenos entre 1982/83 a 1985/86, salvo erro, vindo do Lusitânia dos Açores em 1981/82, antes tinha jogado entre outtros no Portimonense, Juventude de Évora e Portalegrense, era um avançado brasileiro alto e loiro.

Anónimo disse...

Olá a todos
Quanto à excelente equipa d "Os Nazarenos" de 80, acompanhei quase todso os os jogos e posso acrescentar que uma parte dos golos foi marcada pelo médio Paulino em livres directos pois tinha um remate potentíssimo e colocado. Deu muitas vitórias ao clube. Também o GR Lapa era de facto uma lapa pois defendia quase tudo... enfim todos os jogadores eram excelentes.
Paulo Esébio

Nuno disse...

Paulo,

Lembra-se de mais alguém nessa equipas dos Nazarenos de 1980-81?

Anónimo disse...

Nuno, nesta equipa jogava também um extremo de grande qualidade que era o Vasco, natural da Nazaré. Não tenho a certeza que um outro de nome Armindo "Gigante", também da Nazaré se jogava nesta época.

Nuno disse...

Também não havia um jogador de nome José Fernando, ao algo pelo estilo, que jogava nesta equipa do Nazarenos?

Esse José Fernando anos mais tarde jogou no G.D. Peniche. Poderá alguém confirmar!

Amigo anónimo, o Vasco jogava a extremo, por que lado do terreno de jogo jogava?

Obrigado

Anónimo disse...

E o Bragança não jogou nos Nazarenos, penso que era avançado e daí da Nazaré, em que épocas jogou ?

Pedro disse...

Quem era esse Bragança? Por onde andou? Em que outros clubes jogou?

Anónimo disse...

O Airton ainda jogou no Caldas

Eduardo Hespanhol disse...

Grande equipa do GD OS Nazarenos dos anos 80.Na época da liguilha estávamos a ganhar ao Sporting ,em casa para a taça,1-0 quando o Manél Fernandes tropeçou nele próprio e o árbitro marcou penalti. Fomos roubados.Lembro-me das grandes defesas do Lapa e do Gato,além, claro do Feerinho ke marcou um golo quase de meio campo ao Castelo Branco.Um ponta-de-lança ke tb fez furor foi o brasileiro Airton.Ah....e nunca eskecer o grande Zé Rui

Anónimo disse...

E um avançado argentino que jogou na Nazaré (final de 70, início de 80)? Como se chamava?

toze disse...

esse argentino penso que seja o Perez mas não tenho a certeza..

Anónimo disse...

havia sim o josé fernando,que na epoca seguinte foi par o peniche

Anónimo disse...

o Argentino é o Perez, a maior parte desses jogadores são vivos e recomendam-se, pois sou filho de um dos defesas dessa grande equipa, o Juvenal....
Ainda hoje se falar nesse grande jogo.

Anónimo disse...

não era José Fernando mas sim José Francisco e jogou nos Nazarenos na época 81/82. Quanto ao Vasco em 80/81 era utilizado como extremo mas na época seguinte (81/82)foi mais utilizado na defesa.

Anónimo disse...

Nazarenos 80/81

Grs. - Lapa - 28 j. e Rúben - 2 j.

Dfs. - Pinho - 25 j., Juvenal - 22 j. (21+1), Pascoal - 22 j. (16+6) e Ferrinho - 29 j.; Trindade, Vígia - 4 j. e Gato - 17 j. (15+2)

Mds. - Viola - 29 j., Carvalho - 30 j. (28+2) e Paulino - 27 j.; Pinheiro - 1 j. e Vicente

Avs. - Delfim - 28 j. (26+2), Perez - 27 j. (26+1) e Teles - 29 j.; Armindo - 7 j., Vasco - 21 j. (9+12), Flora - 14 j. (6+8) e Estrela - 6 j. (1+5)

Tr. - Vieirinha

Golos - Perez - 7, Paulino - 6, Carvalho - 6, Delfim - 5, Viola - 4, Teles - 3, Vasco - 3, Pinheiro - 1 e José António (Cartaxo) - 1 p.b.

Cartões - Pinho - 5 a., Juvenal - 2 a. 1 v., Vasco - 4 a., Lapa - 3 a., Paulino - 1 v., Delfim - 2 a., Teles - 2 a., Ferrinho - 2 a., Armindo - 1 a., Carvalho - 1 a. e Viola - 1 a.

Anónimo disse...

esta equipa na época seguinte (81/82) não conseguiu repetir a excelente época que tinha feito no ano anterior pois perdeu 4 jogadores titulares e importantíssimos na manobra da equipa: o Paulino (Foi para o Leiria), o Teles (Foi para o Amora), o Delfim (Foi para o Caldas) e o Perez (Foi para o Marinhense penso eu)

Anónimo disse...

Tive o privilegio de assistir a esse memorável jogo (Nazarenos - Ac. Viseu) bem como a todos os jogos em casa (18 no total) na companhia do meu falecido pai (sócio 67). Foi todavia a minha maior decepção no campo desportivo. Tinha 13 anos e desde entao não voltei a chorar num recinto desportivo.
O clube da minha rua "morria na praia"... o sonho de jogar na primeira divisao, justamente acalentado ao longo de uma época inesquecível desvanecia-se!
Todos os adeptos ficaram com a sensação de que jamais o nosso clube iria tão longe ... e assim aconteceu!

L. Coelho
Coimbra

Anónimo disse...

Se quiser ver mais acerca das equipas do Nazarenos : www.retrofoot2.com