sábado, dezembro 31, 2005

15. — S.C. Beira Mar, 1976-77

O «novo» Emblema

Fundado em 1 de Janeiro de 1922


Estádio Mário Duarte «antigo», em Aveiro


O Beira Mar celebra o seu 84.º aniversário no dia 1 de Janeiro de 2006

Feliz Aniversário, Beira Mar!!!


Tente resolver este puzzle
Tente encontrar o nome dos 18 jogadores e do treinador. Algumas letras já lá se encontram. Cada traço representa uma letra. Os sinais "+" (em azul) representam intervalos entre palavras pertencentes ao mesmo nome.

Equipa:
.1. (GR) → Domingos
.2. (DD) → Manecas
.3. (DC) → Quaresma
.4. (DC) → Soares
.5. (DE) → _ _ _ d _ _
.6. (MC) → Manuel Jo
.7. (MD) → Sousa
.8. (ME) → Rodrigo
.9. (AD) → Abel
10. (AC) → Eusébio

11. (AE) → _ a _ _ _ _

Outros:
12. (GR) → Jesus
13. (DE) → P _ _ _ _ _
14. (MD) → _ a _ _ _ _ h _
15. (MC) → Quim
16. (M?) → Cremildo
17. (??) → _ e _ _ n _ _
18. (AD) → J _ _ _ _

Treinador:Joaquim Meirim


As Cinco perguntas:

1. → Quais desses jogadores representaram o Benfica, o F.C. Porto, o Sporting, ou jogaram no estrangeiro?
2. → Quem era o treinador – ou treinadores – dessa equipa, e diga se terminou a época no cargo?
3. → Qual desses foi o jogador que em três épocas consecutivas representou três clubes diferentes, e em qualquer dos três casos esse clube desceu da Primeira para a Segunda Divisão?
4. → Quais desses foram os dois jogadores que jogaram em 16-Dez-73 no Estádio das Antas, no jogo em que Pavão do F.C. Porto jogou pela última vez?
5. → Quais desses jogadores se mantiveram no Beira Mar até à época de regresso à I Divisão, 1978-79, e para onde foram os que saíram antes de 1978-79?

Para ler comentários de outrem ou enviar os seus comentários, clique em “comments” aqui abaixo ().

15 comentários:

€stevão disse...

Muito obrigado por ter aberto um "post" sobre o (meu) S.C. Beira Mar.

No que respeita ao puzzle, posso lhe já fornecer 5 nomes. Os outros estão-me a dar que fazer (pensar)! Lembre-se, trata-se do Beira Mar de há quase 30 anos.

1. (GR), Domingos
4. (DC), Soares
5. (MC), Manuel José
7. (MR), Sousa
16. (MD), Cremildo

€stevão Amaral

Narciso disse...

Espero que tenham tido uma Grande e Feliz passagem de Ano!

No que respeita ao puzzle, posso-lhe adiantar uns 3 elementos (jogadores) adicionais.

2. (DD), Manecas
10. (AC), Eusébio (vindo do S.L. Benfica, e dos EUA).
12. (GR), Jesus

Vasco disse...

Feliz Ano Novo a todos os leitores de Equipas do Passado!

O puzzle está bastante interessante. Como bom adepto do Beira Mar vou tentar 'adivinhar' pelo menos um par de jogadores. Para já confirmo os palpites do Estévão e do Narciso.

Por mim acho que...
3. (DC) era o Quaresma (depois representou a U. Leiria)
8. (ME) era o Rodrigo (depois representou o Braga)
16. (M) era o Cremildo (depois representou o Académico de Coimbra)

Zé Domingos disse...

o primeiro é o do meu pai, grande Zé Domingos!!!!
o 15 é o Quim, o 9 o Abel.

O treinador era o Cabrita, mas o primeiro nome já lá vai...
Também foi nesse ano, se a memória não me falha, que acabou por ser o fernando Vaz o treinador.

Tenho essa foto, para o caso!!!

O meu pai representou o Porto nos juniores, e esteve quase, quase para representar o Benfica. Tenho também fotos dele a ser recebido pelo eusébio na Luz. Acabou por ir para o Beira-Mar onde foi jogador, trenador e dirigente...

Vasco disse...

Zé Domingos,
O treinador era o Joaquim Meirim. O Fernando Vaz foi treinador do Beira Mar no ano anterior, 1975/76, enquanto que o Fernando Cabrita esteve lá um pouco depois do Joaquim Meirim.

Devo dizer que é um grande prazer ouvir do próprio filho de um dos (nossos) heróis dos nossos tempos de criança.

Por favor, continue a visitar este site para que possamos conversar mais sobre o nosso futebol.

Vasco Nunes

Tuna disse...

O jogador que em três anos consecutivos jogou em clubes que desceram da I à II Divisão foi o Manuel José (o que é agora treinador nas terras quentes e secas do Egipto). Em 1975/76 jogou no Farense (desceu); em 1976/77 jogou no Beira Mar (desceu); em 1977/78 jogou no Espinho (desceu).

Zé Domingos disse...

pois era o Meirim, um dos melhores treinadores da sua geração e que era um incompreendido por ser demasiado "avançado" para a época. Quanto às visitas, terei muito gosto em cá vir mais vezes, até porque sou do Beira-Mar!!!
Quanto ao meu pai a carreira dele como treinador muito me orgulha e dois anos antes de falecer recebeu o prémio de Carreira, dado pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol. Durante 25 anos de treinador, nunca esteve desempregado no início da época. Foi naturalmente sujeito ao "chicote" mas nunca esteve desempregado mais do que três meses. Era um Grande homem do qual me orgulho ser filho.
Abraço

Quinas disse...

Caro Zé Domingos,

Muito obrigado por participar neste blogue. Por onde é que passou o seu pai como treinador?
Numa altura, uns anos antes, o Beira Mar tinha três guarda-redes: César, Domingos, e Rola (alfabeticamente ordenados). Mais tarde passaram por lá Jesus, Padrão, Freitas, e até o Zé Beto. Já lá vão muitos anos!

Sinta-se à vontada para partilhar connosco dados sobre acontecimentos desse(s) tempo(s).

Obrigadíssimo por participar.

Um Feliz Ano Novo para Si e para a Sua Família,
Quinas

Narciso disse...

Se o Joaquim Meirim era um treinador de métodos muito avançados para a sua época, não parece ter tido muito sucesso com os seus métodos. Ele nunca treinou nenhum dos três grandes, nunca treinou no estrangeiro (eu penso que não); e de 1975 para a frente não creio que tenha tido grande sucesso(s) com nenhuma equipa que treinou. Se ele teve sucesso como treinador, teve que ser antes de 1975.

Será que alguém se lembra do trabalho de Joaquim Meirim como treinador?

Zé Domingos disse...

Olá Narciso! "vendo" o peixe sobre o Meirim da forma que o "comprei" ao meu pai, ele é que dizia que o Meirim era um louco, um visionário, que infelizmente para ele, dizia aos directores e presidentes, tudo o que mereciam ouvir...

Quanto ao meu pai, treinou o Beira-Mar, depois foi para a Venezuela treinar o Club Português de Caracas, depois (esqueço-me de alguns de certeza) Valonguense, Sanjoanense, União de Coimbra, Covilhã, Paredes, Trofense, Caldas, Vianense,Macedo de Cavaleiros, Cernache do Bonjardim, Portossantense,Desportivo de Aves e Beira-Mar. Subiu cinco equipas da III à II, duas da II à Segunda Liga. Não foi treinador da SuperLiga por muito pouco. A primeira quando deixou o Covilha para responder ao apelo do coração vindo do Beira-Mar e a segunda quando não subiu o Aves à Primeira na liguilha. No último minuto de jogo, o Lepi, avançado do União da Madeira marcou o golo do empate e subiu o União. Exerceu ainda vários cargos na estrutura do futebol do Beira-Mar. Ganhou o prémio de Carreira em 1999.

Flávio disse...

Respondendo à pergunta n.º 1: Desses jogadores, pelo Benfica passaram o Manuel José, o Eusébio e o Abel; pelo Sporting passaram o Manecas (nos anos do Mário Lino como treinador, mas parece que nunca jogou em jogos oficiais), o Quaresma (como júnior), o Sousa e o Gracês (que deve ser o jogador n.º 11 do puzzle); pelo FC Porto passaram o Guedes (que deve ser o jogador n.º 5 do puzzle), o Sousa e o Abel; no estrangeiro jogaram o Eusébio (EUA e México) e o Abel (EUA).
Respondendo à pergunta n.º 4: O Guedes e o Abel foram os jogadores que jogaram no jogo em que o Pavão faleceu. Jogavam o F.C. Porto e o V. Setúbal. Tanto o Guedes como o Abel jogavam pelo F.C. Porto.

Dê uma olhada no post n.º 10 deste blogue, que se refere a esse tal encontro em que o Pavão faleceu (http://equipas-do-passado-1850.blogspot.com/2005/12/10-fc-porto-73-74.html).

Vasco disse...

Você lembra-se de quando jogava no Beira Mar o Chico Gordo e um gajo chamado Nogueira? Eu não tenho um profundo conhecimento (ou recordaçãO) desses dias porque o Beira Mar se encontrava na II Divisão.

Lembra-se como era a equipa do Beira Mar nessa altura. E também nessa altura não jogava, ou treinava o Beira Mar o Rui Rodrigues, antigo jogador do Benfica e da Académica?

Também já me falaram que jogou no Beira Mar um jogador chamado João Costeira, mas eu não me lembro de tal jogador lá ter jogado. Tem conhecimento disso?

Anónimo disse...

5 - Guedes
11 - Garcês
13 - (João) Poeira
14 - Carvalho
17 - Zezinho (MD)
18 - Jorge

falta ainda:
(GR) Rola
(DC) Vítor Urbano
(A) Paco

o treinador no início da época não era o Joaquim Meirim, mas sim o Manuel de Oliveira (substituido depois por Meirim).

rui malheiro

Anónimo disse...

1 - Eusébio, Abel e Manuel José (Benfica) ; Manecas, Quaresma, Sousa e Garcês (Sporting) ; Guedes, Carvalho, Sousa e Abel (FC Porto) ; Eusébio e Abel (estrangeiro).
2 - Manuel de Oliveira e Joaquim Meirim
3 - Manuel José
4 - Guedes e Abel, ambos pelo FC Porto
5 - em 78/79 estavam no plantel: Rola, Manecas, Sousa, Cremildo, Garcês (de regresso ao clube após um ano no Riopele), Manecas e Quaresma.
outros jogadores: Jesus e Guedes para o Varzim ; Carvalho regressara ao FC Porto ; (Feliz) Soares - não confundir com o Luís Soares, reforço para 78/79 - para o Vitória de Guimarães ; Manuel José e Sobral para o Sp. Espinho; Rodrigo para o Sp. Braga.
noutras divisões: João Poeira regressou à Olhanense ; Vítor Urbano rumou à Oliveirense.

rui malheiro.

Nokinhas disse...

Olá, Zé Domingos...
O meu pai falou-me do site, que acabou por conhecer por teu intermédio. Carregas um grande nome contigo, o do grande Zé Domingos. Grande em tudo, sobretudo como homem. Cresci a ouvir o meu pai a falar do Zé como um pai, o que me fez sempre gostar dele, admirá-lo e a ter muita saudade. Nós crescemos a ouvir as suas histórias de futebol, sendo as mais deliciosas as que se passavam fora das quatro linhas. O futebol, era diferente e vivido de forma diferente. Criaram-se laços fortes como os da família. Por isso, tu sabes, que serás sempre um irmão.
Ainda bem que hoje podemos recordar pessoas que fazem parte dos nossos tempos mais novos: O Zé, o Quim, o Vitor Urbano, o Ferreira, o Almeida, entre muitos outros.
Beijocas grandes da tua "irmã", a Ana do Quim.