quarta-feira, novembro 30, 2005

4. — F.C. Porto, 1977-78


Equipa-tipo (4x3x3):
Fonseca; Gabriel, Simões, Freitas, e Murça; Octávio, Rodolfo, e Duda; Seninho, Gomes, e Oliveira.
Treinador: José Maria Pedroto.

Outros Campeões Nacionais:
GR: Rui; Def: ‘Adelino’ Teixeira, Teixeirinha, e Taí;
Méd: Celso ‘Matos’, ‘Carlos’ Brandão; Avanç: Jairo, Ademir, González, e Vital.

Não utilizados: ‘Joaquim’ Torres, GR (Campeão em 78-79); Carlos Alberto ‘Silva’, GR; Paulo ‘Dinis’; ‘João’ Pereira; ‘Fernando’ Carvalho (Campeão em 78-79); ‘Manuel dos’ Santos; e Toninho ‘Metralha’.

  • O F.C. Porto trouxe 10 caras novas para a época de 78-79:
Fonseca, GR (ex-Varzim); Carlos Alberto ‘Silva’, GR (ex-júnior); Paulo ‘Dinis’, def. (ex-júnior); ‘João’ Pereira, def. (ex-júnior); ‘Carlos’ Brandão, méd. (ex-júnior); González, avanç. (ex-Belenenses – paraguaio); Jairo, avanç. (ex-Salgueiros – brasileiro); Toninho ‘Metralha’ [Antônio Silva], avanç. (ex-Corinthians, Brasil – brasileiro); ‘Francisco’ Vital, avanç. (ex-Riopele); ‘Manuel dos’ Santos, avanç. (ex-júnior).

No meio dessas 10 caras novas houve 5 contratações (Jairo, Toninho ‘Metralha’, Vital, González, e Fonseca), o grande fiasco foi Toninho ‘Metralha’. Vinha do Corinthians, rotulado de número onze e era apontado como o grande reforço, e que prometia marcar muitos golos, com o pé esquerdo. Tudo uma miragem: nem sequer foi utilizado, um minuto que seja, no Campeonato Nacional. Que grandaáh fiasco!


O F.C. Porto esteve 18 anos sem ganhar o Campeonato Nacional. Muitas, e muitas tentativas falhadas, grandes jogadores contratados, e nada. Entre tudo isso, vários treinadores pregrinaram pelos corredores das Antas. Até que, enfim, regressou José Maria Pedroto, vindo do vizinho Boavista, e tudo mudou. Na mudança, o peruano Teófilo Cubillas abalou a meio da época de 76-77. Entre outros, por lá passaram jogadores como o Armando, o Festa, o Flávio, o Nóbrega, o Lemos, o Chico Gordo, o Bené, o Pavão, o Cubillas, o Tibi, o Valdemar, o Rolando, o Ronaldo, o Manuel António, o Custódio Pinto, o Serafim, o ‘Carlos’ Alhinho, o Ailton, o Dinis, etc.
O sucesso sempre teimou em não bater à porta das Antas.
Quem tiver comentários, histórias, ou deseje participar neste blogue, que se sinta à vontade para o fazer. Desde já, muito obrigado.

Qual foi a importância de José Maria Pedroto neste Título do F.C. Porto? «Take My Poll»

5 comentários:

Anónimo disse...

Fruto de um trabalho sério, de uma estrutura firme, de um planeamento inteligente, de um apoio fervoroso e quente de milhares de adeptos, de uma confiança inabalável dos dirigentes, Pedroto e os seus jogadores alcançaram decorridos 19 anos (e não 18 como foi referido) de esperanças e desilusões, de fé e desespero, o merecido título de Campeão Nacional.

vandelice disse...

sou sobrinha de toninho metralha e não temos noticias dele desde que ele foi para Potugual peço encarecidamente alguma informação de como encontra-lo.
Mande nos noticias pelo amor de Deus

vanderlice disse...

Se souberem como eu posso encontrar toninho metralha mande me um email po favor meu email: lice.nasc@yahoo.com.br

Anónimo disse...

Não é aqui que se vai descobrir o que seja do Metralha, pois neste blog há asneiras grossas... Porque não se informam bem antes de dizer (escrever) disparates...

bruno disse...

salve, gostaria de informar que o grande goleador, artilheiro, mágico da bola, com sua fenomenal canhota, mais conhecido como Toninho Metralha, resolveu aponsentar-se do futebol e hoje ganha a vida dignamente, em uma das profissões mais cobiçadas desse país e com honras e glórias, VENDE CACHORRO, NA SUA CIDADE NATAL, GUARATINGUETÁ-SP. Quem quiser mais informações basta chegar a praça principal para bater um papo com o mesmo, ou quem sabe até um autógrafo!